A Mazda pode reverter os planos para construir uma versão de produção do protótipo desportivo Iconic SP, apresentado pela marca nipónica no Salão de Tóquio de 2023.
Em causa parecem estar às exigências financeiras para o desenvolvimento de uma arquitetura personalizada para nova linha de modelos totalmente elétricos.
O coupé de dois lugares gerou na altura especulações imediatas sobre um possível sucessor espiritual do RX-7, que teoricamente, utiliza um sistema de propulsão elétrico com extensor de autonomia de 360 cv, com um pequeno motor rotativo a servir para recarregar a bateria em movimento.
Os principais executivos da Mazda tem mantido essa esperança de levar o Iconic SP para produção, e Masahiro Moro, CEO da marca, chegou mesmo a reafirmar o compromisso da marca em produzir um veículo baseado no bem recebido concept.
No entanto, dois anos depois da apresentação do Iconic SP, a Mazda está a desenvolver a sua própria arquitetura de veículos elétricos, que será a base do seu primeiro modelo de 2027, e o lançamento de uma versão de produção do Iconic SP não é por agora uma prioridade para a marca japonesa.
Ainda assim, a ideia de produzir um desportivo com motor rotativo parece não ter sido descartada, já que na última edição do Salão de Tóquio, a marca apresentou o Vision X Coupe Concept, um elegante coupé de quatro portas que evoluiu claramente do Iconic SP.















