A China planeia duplicar pontos de carregamento para elétricos até 2027. O governo local anunciou um plano ambicioso para expandir massivamente a sua infraestrutura de carregamento para veículos elétricos (VE). A meta é atingir 28 milhões de postos de carregamento até ao final de 2027, o que representará mais do dobro dos 17,3 milhões existentes em agosto de 2025.
Esta expansão visa sustentar o boom na utilização de carros elétricos no país, que já representam 9% da frota automóvel total (31,4 milhões de veículos!) e corresponderam a 42% das novas matrículas em 2024.
E na Europa, como estamos?
De acordo com a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA), existiam 632.423 pontos de carregamento público disponíveis na UE no final de 2023.
Na mesma altura, circulavam cerca de três milhões de veículos elétricos a bateria (BEV) nas estradas.
A associação do setor prevê que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030. Para alcançar este objetivo, seria necessário instalar 1,2 milhões de carregadores por ano. Este objetivo é quase 10 vezes superior ao ritmo de crescimento atual.
A meta da Comissão Europeia é ter 3,5 milhões de pontos de carregamento na região até 2030. Isto é cinco vezes menos do que a China tem hoje…