A Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos parcialmente detida pela Stellantis, continua a expandir a sua gama para novos segmentos.
Após o lançamento, no mês passado, do hatchback B05/Lafa 5, a marca prepara-se agora para apresentar o seu novo SUV de topo, o D19. A estreia oficial está marcada para 16 de outubro, e o modelo promete combinar tecnologia de ponta e equipamento premium a um preço competitivo.
Os teasers oficiais revelam a silhueta imponente deste SUV de grandes dimensões e a sua assinatura luminosa característica, com luzes diurnas em LED muito finas na dianteira e uma barra de luz contínua na traseira. Apesar do secretismo, imagens do modelo já circulam nas redes sociais chinesas.
Em termos de proporções, o D19 posiciona-se ao nível de outros SUVs elétricos de grande porte na China, como os Li Auto L9, Dongfeng Yipai 008, Chery Fulwin T11, GAC Trumpchi S9, Zeekr 9X, Nio Onvo L90 e Geely Galaxy M9.
Um dos elementos de design mais marcantes é a larga moldura cromada que contorna as janelas laterais e disfarça o pilar D, conferindo-lhe um ar de Rolls-Royce Cullinan com toques de Mercedes-Maybach GLS. O modelo apresenta ainda faróis divididos, linhas de carroçaria depuradas e jantes com acabamento cromado, reforçando a inspiração nas marcas de luxo europeias. Com cerca de 5,2 metros de comprimento, o D19 situa-se no mesmo patamar dimensional de um BMW X7 ou Mercedes-Benz GLS.
Embora o interior ainda não tenha sido revelado, espera-se um habitáculo digital e sofisticado, com ecrãs de grandes dimensões — incluindo um display dedicado ao passageiro dianteiro — e materiais de elevada qualidade.
O sistema eletrónico será alimentado por dois chipsets Qualcomm Snapdragon 8797, um destinado ao infoentretenimento e outro aos sistemas de assistência à condução (ADAS). Imagens divulgadas mostram ainda a presença de um sensor LiDAR montado no tejadilho, reforçando as suas capacidades de condução semi-autónoma.
As especificações técnicas completas ainda não foram divulgadas, mas sabe-se que o D19 será proposto com versões 100% elétricas e híbridas com extensor de autonomia. A variante elétrica deverá oferecer mais de 630 km de autonomia (ciclo CLTC), enquanto a versão com extensor de autonomia poderá alcançar mais de 1.300 km entre carregamentos e reabastecimentos.
Um dos aspetos mais impressionantes será o preço. A Leapmotor indicou um intervalo entre ¥250.000 e ¥300.000 (cerca de 35.000 a 42.000 euros), o que representa um valor extremamente competitivo face ao mercado ocidental.