A empresa alemã Auriga Explorer apresentou o Voyager, uma conversão engenhosa baseada na Ford Ranger que transforma uma simples carrinha de cabina única numa autocaravana compacta, expansível e totalmente equipada.
Embora as pick-up de tamanho médio, como a Ford Ranger, não tenham a capacidade de carga das maiores — como a Ford F-150 —, continuam a ser muito procuradas para projetos de aventura graças à sua versatilidade, dimensão equilibrada e aptidão fora de estrada. O Voyager eleva esse conceito a outro nível, combinando funcionalidade, design inovador e conforto surpreendente.
A estrutura traseira foi totalmente redesenhada e construída em plástico reforçado com fibra de vidro (GRP), integrando as luzes originais. O módulo de campismo, montado sobre a caixa de carga, conta com secções deslizantes em ambos os lados e na traseira, além de um teto pneumático elevatório, que permite ficar de pé no interior.
Fechado, o Voyager mede 5,85 metros de comprimento, 2,10 metros de largura e 2,25 metros de altura. Quando expandido, oferece cerca de 8 m² de espaço habitável e até 2,05 metros de altura interior.
O espaço foi pensado para acomodar até quatro pessoas. A cama principal fica sobre a cabina e uma cama secundária pode ser montada a partir da área de estar, que inclui bancos para seis pessoas e uma mesa retrátil. A entrada integra uma casa de banho compacta, com chuveiro e sistema de reciclagem de água.
A cozinha, localizada na parte dianteira do módulo, inclui um forno a diesel com fogão de duas bocas, e o espaço de arrumação está otimizado com gavetas laterais e traseiras deslizantes, sendo esta última ideal para guardar equipamentos de campismo. O conforto é garantido com painéis solares, aquecimento no piso e claraboia, que tornam o Voyager preparado para viagens prolongadas.
Segundo Frank Haltermann, engenheiro e diretor-geral da Auriga Explorer, o objetivo foi “combinar o melhor de dois mundos: a liberdade de uma pick-up compacta 4×4 com o conforto de um veículo de expedição premium.”
O projeto já passou pelas fases de conceção, design e testes, estando a produção prevista para decorrer na Alemanha, o maior mercado europeu de autocaravanas. O Voyager foi também concebido para caber num contentor marítimo padrão, o que facilita a exportação global.
Ainda sem preço anunciado, esta criação faz com que até veículos futuristas como a Tesla Cybertruck pareçam convencionais ao lado deste mini refúgio sobre rodas, que redefine o que significa viajar com liberdade.