A fidelidade dos consumidores às marcas automóveis caiu este ano para menos de 50%, segundo o estudo “US Automotive Brand Loyalty” da JD Power.
A análise, que abrangeu cinco segmentos — dois premium e três generalistas — mostra que, embora algumas marcas mantenham clientes muito fiéis, o mercado em geral revela uma crescente tendência para a mudança de marca.
Nos veículos premium, a Porsche lidera com 58,2% dos clientes a repetirem a compra, seguida da Mercedes-Benz com 49,7%. Entre os SUV premium, a Lexus ocupa o primeiro lugar com 57,4%, logo à frente da BMW com 54%.
Nos modelos generalistas, a Toyota destaca-se nos carros com 62% de fidelidade, enquanto a Honda surge em segundo, com 55,5%. Já no segmento dos SUV, a Honda sobe ao primeiro lugar, com 62%, seguida de perto pela Subaru, com 60,6%.
Nas pick-ups, a Ford continua a liderar com 66,6% de clientes fiéis — uma subida face aos 65,1% de 2024 —, enquanto a Toyota ocupa o segundo lugar com 61,2%, ultrapassando marcas como Chevrolet e Ram.
Apesar de alguns desempenhos fortes, a JD Power aponta que a fidelidade média global caiu para 49%, face aos 51% do ano anterior. Segundo Tyson Jominy, vice-presidente sénior de Dados e Análise da empresa, esta descida deve-se a “maior variedade de modelos, ciclos de produto diferentes e campanhas de vendas mais agressivas”, que estão a levar mais consumidores a experimentar outras marcas.
O estudo baseia-se em dados de transações realizadas entre setembro de 2024 e agosto de 2025 e mede a fidelidade de um proprietário quando este escolhe o mesmo fabricante para o seu veículo seguinte.