O núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) apresenta hoje publicamente o TFC02, o seu segundo e mais evoluído protótipo de um veículo movido a hidrogénio. A cerimónia de apresentação decorre no Salão Nobre do IST, em Lisboa, marcando um novo capítulo no projeto Técnico Fuel Cell, que visa colocar Portugal no mapa da mobilidade sustentável de última geração.
Após o sucesso do TFC01, que no ano passado se tornou no primeiro carro a hidrogénio concebido por estudantes portugueses, a equipa avança agora com um protótipo significativamente mais eficiente e tecnológico. O TFC02 incorpora materiais leves e de alto desempenho, um design aerodinâmico otimizado e a utilização pioneira de peças impressas em 3D na sua construção.
A grande ambição do projeto, no entanto, vai além da propulsão por hidrogénio. A equipa está a integrar no TFC02 um sistema de condução autónoma, definindo como objetivo claro criar o primeiro protótipo português que será simultaneamente movido a hidrogénio e totalmente autónomo, e já no próximo ano.
Este projeto posiciona-se na vanguarda das soluções para a descarbonização dos transportes. O hidrogénio verde é visto por muitos players da indústria automóvel, como a Toyota e a BMW – que planeia lançar o seu iX5 Hydrogen em 2028 –, como uma peça fundamental para um futuro sustentável, especialmente para substituir o gasóleo em veículos pesados e de longo alcance.
O Técnico Fuel Cell demonstra, assim, a capacidade de inovação “made in Portugal” para responder aos desafios globais da mobilidade, formando especialistas e desenvolvendo tecnologia de ponta no seio do ensino superior nacional.
Ler ainda: CHANGAN chega a Portugal com o Deepal S07 e já há preço