Há muito que estava no caderno de encargos da marca checa, desenvolver uma carrinha Otavia totalmente elétrica a partir da plataforma SSP da VW e desenhá-la com a nova linguagem de design da marca Modern Solid.
Esta é a prova de que a marca acredita que as carrinhas têm futuro, ainda que com motorização elétrica. Está prevista para 2028 e será concorrente do futuro VW ID.Golf.
Para já esta carrinha fica a meio caminho entre um familiar e uma Shooting Brake, meio fastback… uma mistura interessante e funcional. O Vision O fica bem com o Modern Solid e será precisamente isto que vamos poder ver dentro de três anos, com uma imagem mais real.
No interior também encontramos novidades, como o Horizon Display, um ecrã de 1,2 m ou 47,2″ que se estende a toda a largura do carro, tendo como base o pára-brisas. Ao mesmo tempo, encontramos um ecrã tátil na vertical ao centro e um painel de instrumentos também digital. Há duas plataformas para carregamento de smartphones e um comando rotativo para controlar as funções do carro.
Leia também:
Skoda Epiq é uma espécie de Kamiq elétrico
Com 4.850 mm de comprimento, o concept é 152 mm mais comprido do que a atual carrinha Octavia. A enorme bagageira chega aos 650 litros e as funcionalidades práticas não ficam por aqui. Além de um altifalante Bluetooth portátil e um frigorífico integrado, o concept disponibiliza quatro guarda-chuvas.
A Skoda não revelou se estes detalhes chegarão ao carro de produção em 2027 ou 2028, nem que tipo de potência e autonomia a plataforma SSP poderá oferecer. Mas os relatórios indicam que devemos esperar uma tecnologia de carregamento de 800 volts e software avançado desenvolvido com a Rivian.