O resultado de um estudo levado a cabo em várias cidades europeias, tentou demonstrar quais os condutores que fazem menos vezes o pisca, dependendo do carro que conduzem.
Quantas vezes foi atrás de um determinado carro que para virar à direita ou à esquerda, ou até para ultrapassar e encostar, nunca fez o pisca (indicador de mudança de direção). A situação é aborrecida, porque começamos por ver o carro travar, quase até se imobilizar e, de repente, vira..
Este estudo revelou que é possível associar uma marca de automóvel a um determinado comportamento.
A amostra do estudo é reduzida, 1493 carros em seis locais diferentes da Europa e em países que não foram mencionados. É claro que isto pode influenciar o resultado, até porque dependendo do país, há mais veículos de uma marca, e noutros de outra marca. Todos os fabricantes citados nesta classificação foram objeto de pelo menos trinta observações cada um, para que o valor começasse a ser significativo.
Vamos então a resultados. À frente surgem os condutores de BMW, são eles que se esquecem com mais frequência de utilizar o pisca onde quer que seja. 19,3% dos BMW observados por este estudo não utilizaram pisca em cruzamentos, ultrapassagens, a encostar… No geral, a percentagem de condutores que não utilizou o pisca foi de 11,4%.
São as marcas alemãs aquelas que estão mais representadas neste estudo…e outra francesa em destaque.
Aqui fica o ranking das marcas cujos condutores utilizam menos vezes o pisca:
BMW 19,3%
Mercedes 14,7 %
Renault 14,5 %
Audi 13,8 %
Opel 12,7 %
Volkswagen 9,3 %
Volvo 7,7 %
Toyota 7,6 %
Honda 6,9 %
Peugeot 6,7 %