Teste – Dongfeng Box Plus – Caixinha de surpresas - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Dongfeng Box Plus – Caixinha de surpresas

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
14/07/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Box

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O segmento dos elétricos urbanos está cada vez mais animado. Aqui a marca chinesa Dongfeng, recém-chegada a Portugal, propõe um modelo elementos pouco habituais na sua classe: muito equipamento, espaço e, sem ser um prodígio em termos de desempenho, é uma alternativa interessante na categoria.

BoxOs automóveis elétricos estão destinados a dominar o mercado nos próximos anos e parece que as marcas estão finalmente a concentrar-se no habitat onde oferecem mais possibilidades: a cidade.
Facilidade de condução, funcionamento silencioso, baixo custo de utilização (o preço da eletricidade é muito mais barato do que o da gasolina), vantagens de circulação e de estacionamento…

BoxNeste sentido vão chegando novos atores, como o chinês Dongfeng Box distribuído pelo grupo Salvador Caetano. Trata-se de um recém-chegado ao setor, com uma aparência jovem e simpática, em consonância com a sua orientação urbana, que dá lugar a elementos diferenciadores em relação a outras propostas da sua classe.

BoxNão é habitual encontrar carros da sua categoria com portas sem moldura (fecham bem, mas não evitam alguns ruídos aerodinâmicos a bordo), nem equipamento como os bancos reguláveis eletricamente, com aquecimento e até ventilação. Aliás, a marca chinesa investiu muito neste particular, contemplando até 14 assistentes de condução (incluindo cruise control adaptativo com assistência no trânsito ou autoestradas), sistema de câmaras 360º com sensores que mostram a distância ao obstáculo, indicador de pressão com temperatura por roda e uma longa lista de extras que fazem a diferença. Ausências?

Related Post

Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!

Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!

14/07/2025
MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood

MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood

14/07/2025
Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer

Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer

13/07/2025
Quais são os PHEV com mais autonomia elétrica?

Quais são os PHEV com mais autonomia elétrica?

12/07/2025

BoxAlgumas cores da carroçaria (opcionais) e o tradicional rádio (!). Sim, é verdade, não tem rádio. Inexplicavelmente para ouvir rádio precisa de recorrer ao smartphone (se tiver um plano com dados suficientes) e conectá-lo através das funções Apple CarPlay ou Android Auto, por fios.

Leia também: Dongfeng Box oferece garantia para 200.000 km nas baterias

BoxÀ parte disto, o Box recebe os passageiros com sons de boas-vindas emitidos num volume considerável a partir do exterior, configuráveis e também presentes no momento de trancar as portas ou na hora de encontrar o carro no estacionamento. A bordo, a primeira impressão é positiva. O olhar é rapidamente atraído pelos forros do tablier e das portas que, juntamente com os pespontos, os estofos (PVC, simulando pele) e a iluminação ambiente (personalizável, à noite provoca reflexos no espelho), criam um ambiente agradável e apelativo.

BoxMuito espaço

A posição do volante é correta, embora careça de regulação em profundidade. O habitáculo destaca-se pela amplitude, outro dos seus pontos fortes. Atrás, oferece medidas recorde com os seus apenas 4 metros de comprimento, sobretudo no espaço para as pernas. Aí, o piso é plano e há fixações Isofix nos bancos laterais, mas o lugar central não tem apoio de cabeça e o encosto só se estende numa peça, limitando a flexibilidade quando se trata de transportar cargas volumosas. Não obstante, a bagageira é generosa.

BoxA condução do Box é agradável e fácil, norma esperada num carro que será um fiel companheiro nas viagens diárias. Ainda assim, alguns pontos a rever: a direção podia ser mais precisa e menos vaga, e a suavidade dos amortecedores (claramente direcionados para conforto) acabam por limitar a ação nos trajetos mais sinuosos, mesmo que a sensação de segurança nunca seja posta em causa.

BoxEntrega progressiva

O motor elétrico produz 93 CV, potência de caráter tranquilo na medida em que a perceção do “musculo” tanto no arranque como para ganhar velocidade quando o carro está em movimento é discreta, sem a “energia” inicial dos outros elétricos comparáveis.

Os três modos de condução disponíveis pouco alteram esta sensação, e até evitaria o perfil ECO, que limita ainda mais as recuperações. Além disso, existem três intensidades de recuperação de energia: a retenção ao soltar o acelerador não é imediata e demora algum tempo a sentir como o Box perde velocidade.

BoxApesar disso, o rendimento é adequado para o seu propósito urbano, e quando se aventura numa via rápida cumpre sem problemas. O consumo de energia é adequado em trajetos interurbanos ou citadinos, onde a bateria de 42,3 kWh possibilita uma autonomia superior a 300 km reais. Valor interessante que desce para cerca dos 250 km numa condução com mais autoestrada ou vias similares.

Texto Juan P. Esteban
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Atualmente não existe nenhum outro modelo no segmento com este nível de equipamento, e fá-lo por um preço que está dentro da órbita dos possíveis rivais. O interior surpreende pela sua amplitude, e apesar de o motor apresentar um ímpeto comedido, em ambiente urbano é mais do que suficiente.

BoxFICHA TÉCNICA
DONGFENG BOX PLUS 42 kWH

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente, traseiro

POTÊNCIA                                     93 CV (70 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     160 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa de relação única

BATERIA                                        Fosfato de ferro-lítio, 42,3 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                310 km (340 km em cidade)

TEMPO DE CARGA                     6h40 a 6,6 kW CA (0-100%)

30 min. a 87,8 kW CC (30-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA 1            40 km/h

ACELERAÇÃO                               6,6 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    15,6 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)            N.D.

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.030 / 1.810 / 1.570 mm

PNEUS                                           215/55 R17

PESO                                              2.219 kg

BAGAGEIRA                                 326 l

PREÇO                                           28.000 €

GAMA DESDE                              26.750 €

IMPOSTO de Circulação (IUC) 0 €

LANÇAMENTO                            Fevereiro de 2025

Tags: Dongfeng Box Plus
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!
Atualidade

Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!

by Ricardo Carvalho
14/07/2025
MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood
Atualidade

MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood

by Ricardo Carvalho
14/07/2025
Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer
Atualidade

Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer

by Ricardo Carvalho
13/07/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Box

Teste – Dongfeng Box Plus – Caixinha de surpresas

14/07/2025
Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!

Ineos Grenadier viu a suspensão subir… 19 cm!

14/07/2025
MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood

MG leva novos elétricos IM5 e IM6 a Goodwood

14/07/2025
Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer

Hyundai acredita que as caixas manuais vão desaparecer

13/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version