A Porsche partilhou as primeira imagens do novo Cayenne elétrico. Para já o novo modelo ainda surge camuflado, mas já dá para ter uma ideia de como deverá ser.
A marca participou na famosa subida de Shelsley Walsh, que se realiza desde 1905, com um protótipo do novo Cayenne que foi conduzido colina acima pela piloto de simulador e desenvolvimento da TAG Heuer, Gabriela Jílková. Esta colina tem apenas três metros e meio de largura em alguns pontos, um declive íngreme de até 16,7% e um total de 914 metros de comprimento.
A piloto conseguiu concluir a prova com sucesso: na sua primeira tentativa, Jílková bateu o anterior recorde de um veículo utilitário desportivo por uma margem superior a quatro segundos. “O percurso é desafiante e não perdoa erros”, disse Gabriela depois da prova. “Não há escapatórias e há pouco espaço para correções. Mas a suspensão ativa dá ao novo Cayenne uma enorme estabilidade e precisão. Senti-me completamente confiante em todos os momentos”.
Leia também: Gama 911 da Porsche ganha três novas opções
O Cayenne Electric surge equipado com o sistema Porsche Active Ride que será proposto pela marca num futuro a curto prazo. O chassis ativo mantém o nível da carroçaria em todos os momentos, mesmo durante processos dinâmicos de travagem, direção e aceleração, e garante uma ligação perfeita com a estrada através de uma distribuição equilibrada da carga sobre as rodas.
A Porsche desenvolveu o Cayenne Electric para ser tão robusto em termos de carroçaria, tração e gestão térmica do seu sistema de alta tensão que o SUV cumpre todos os requisitos para ser um dos primeiros BEV do mundo a atingir uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.