Skoda lança super carrinha elétrica mas versão gasolina fica no catálogo.
A Skoda desafia a indústria ao recusar sacrificar os clássicos no altar da eletrificação. Enquanto marcas rivais cancelam carrinhas e modelos a gasolina, os checos provam que é possível inovar sem alienar clientes – uma lição que pode redefinir a transição energética no setor automóvel.
Carrinha elétrica: o regresso de um ícone na Skoda
A nova aposta da Skoda surge como contraponto à “SUV-mania”, mantendo a estética clássica das carrinhas – baixas, aerodinâmicas e com linhas desportivas – mas com tecnologia de ponta:
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Plataforma SSP do Grupo Volkswagen (a mesma do futuro Golf elétrico);
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Autonomia estimada em mais de 600 km (ciclo WLTP);
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Espaço de carga 20% superior ao da geração atual;
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Faróis Matrix LED e rodas de 20 polegadas como padrão.
Apesar do entusiasmo, a produção da carrinha elétrica só arrancará no final da década, adiando-se face ao plano inicial de 2026.
Paralelamente à carrinha elétrica, a Skoda prepara uma ofensiva de veículos zero emissões:
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Epiq (2026): SUV compacto elétrico por €25.000, rival do ID.2;
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Vision 7S (2026): SUV premium de 7 lugares acima do Enyaq;
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Elroq: recém-lançado, já representa 40% das encomendas elétricas em Portugal.
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