A DGT estreou uma linha vermelha nas estradas com o objetivo de reduzir a sinistralidade nas estradas secundárias. Explicamos o que significa esta nova sinalização e qual é a multa por atravessá-la indevidamente.
Talvez ainda não a tenha visto, mas há alguns meses, as estradas espanholas contam com uma nova sinalização. Trata-se de uma linha vermelha contínua cujo objetivo não é outro senão alertar os condutores sobre os trechos mais perigosos onde é proibido ultrapassar, especialmente em estradas convencionais, onde se concentra o maior número de acidentes graves no nosso país.
Em 2023, de acordo com dados da DGT, morreram em estradas secundárias em Espanha até 849 pessoas, o que representa 72% do total de vítimas mortais em estradas interurbanas. As razões devem ser procuradas sobretudo na saída da estrada, com um total de 486 mortos, ou seja, 42% do total.
Ao contrário da linha contínua branca, que também proíbe ultrapassagens, a linha vermelha procura reforçar a mensagem de uma forma mais visual e psicológica. Por se tratar de uma linha vermelha pintada no asfalto, o impacto visual é muito maior e permite alertar melhor o condutor para a circulação num troço especialmente perigoso.
A estrada A-355, na altura de Coín (Málaga), foi um dos primeiros troços escolhidos pela DGT para testar esta sinalização. Uma escolha que não é de todo casual, uma vez que se trata de um dos troços com mais acidentes associados a ultrapassagens indevidas.
Esta medida encontra-se atualmente em fase de testes e a intenção da DGT é implementar esta nova linha vermelha noutros pontos negros da rede rodoviária espanhola, com base em critérios objetivos, como mapas de acidentes, estudos de tráfego e padrões de condução.
Esta nova linha vermelha não implica qualquer alteração na regulamentação em Espanha e tem o mesmo valor penal que uma linha contínua branca. Assim, atravessar a linha vermelha pode implicar multas de até 400 euros e a perda de 4 pontos na carta de condução.
Ou seja, a função do novo sinal é reforçar a mensagem, não endurecê-la, especialmente nos troços onde as estatísticas demonstram que existe um maior risco de acidentes. Espanha não é o primeiro país a recorrer a cores mais chamativas na sinalização horizontal. A Alemanha, a França e os Países Baixos já utilizam há algum tempo, e com bastante sucesso, linhas especiais, vermelhas ou amarelas, para alertar melhor o condutor sobre trechos perigosos.
Segundo alguns estudos, quando um condutor se depara com uma sinalização fora do habitual, a sua atenção é ativada, gerando uma reação mais forte do que a de um sinal convencional.