A serra do Caramulo volta a ser o palco de uma das maiores celebrações motorizadas em Portugal, com o regresso do Caramulo Motorfestival para a sua XX edição, de 5 a 7 de Setembro, com organização a cabo do Museu do Caramulo.
A Rampa Histórica, prova anualmente realizada durante o evento, promete desde já uma edição inesquecível, e voltará a contar com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades. Os automóveis clássicos e de competição são alvo de uma seleção criteriosa pela organização, que privilegia sempre a raridade e o interesse histórico dos veículos participantes, o que resulta no caráter único experienciado nesta prova.
Em 2025, a Rampa Histórica Michelin contará novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis pré-guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters, na qual a aposta é centrada nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.
O evento contará, e como já é tradição, com uma seleção notável de pilotos portugueses convidados para participar na Rampa Histórica Michelin e em momentos de convívio com o público, incluindo nomes como Carlos Palma, Ricardo Megre, Carlos Tavares, Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva e Edgar Fortes – este último ao volante do Renault 5 GT Turbo com que se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo N em 1985.
Leia também: Museu do Caramulo alcança o seu melhor ano em termos de público
A lista inclui ainda Pedro Salvador, que assinalará no evento os seus 30 anos de carreira com uma celebração muito especial, a revelar nas próximas semanas, Vítor Pascoal (tetracampeão nacional na categoria GT do Campeonato de Portugal de Montanha) e Nuno Caetano, que das duas rodas na Ilha de Man às quatro nos ralis, na montanha e em Pikes Peak, conta com uma carreira recheada de momentos absolutamente memoráveis.
O Caramulo Motorfestival é também um evento feito de celebrações, destacando-se desde logo nesta XX edição a comemoração dos 70 anos do lançamento do Citroën DS, a celebração das sete décadas da Alpine e do FIAT 600, o meio século do Portaro (o primeiro todo-o-terreno português nascido em pleno período revolucionário), e ainda os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna, que no Autódromo do Estoril deu um verdadeiro recital de condução à chuva.
Em 2025, o Caramulo Motorfestival prepara-se para acolher uma celebração muito especial: o reencontro com os UMM que participaram no Rally Dakar nas edições de 1982, 1983 e 1984, conduzidos por José Megre, Manuel Romão, Pedro Cortês, Joaquim Miranda, João Teixeira Gomes, Diogo Amado, Jorge Mira Amaral, Jorge Lopes, Pedro Villas-Boas, Artur Rodrigues, Silvino Alves, Norberto Tomé, Carlos Barbosa, Ernesto Rosa, António Abreu, Vitor Paula Cardoso e Camilo Marques.
O Caramulo Motorfestival assinalará ainda um momento absolutamente marcante no panorama da indústria automóvel do nosso país, com a estreia dinâmica do Adamastor Furia junto do público, numa oportunidade para todos os entusiastas, pois o supercarro nascido na cidade do Porto irá realizar várias subidas na mítica Rampa Histórica Michelin, fazendo as delícias de todos os presentes ao longo do percurso com o som do seu potente motor V6 de origem Ford Performance.
As duas rodas vão estar em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras.
O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas. Em paralelo, uma seleção criteriosa de motos clássicas realizará um vibrante conjunto de subidas da Rampa Histórica Michelin ao longo de todo o evento.