Com os custos de combustível, seguros e manutenção em alta, poupar no automóvel nunca foi tão crucial. Neste guia, reunimos os 10 carros urbanos mais económicos de Portugal – modelos que priveligiam eficiência energética e tecnologia híbrida para garantir máxima economia.
1. Toyota Yaris Hybrid
Consumo: 3.8L/100km | Preço: €24.330
O líder absoluto em eficiência é a escolha ideal para quem busca fiabilidade Toyota e tecnologia híbrida madura. Para muitos, o preço mais elevado é um salto justificado: fiabilidade, robustez global e competência e, na versão Comfort Plus, um consumo médio oficial de apenas 3,8 l/100 km, o que implica um custo por utilização de 6,0 €/100 km e uma autonomia média de quase 950 km por cada depósito (36 litros de capacidade).
2. Mazda2 Hybrid
Consumo: 3.8L/100km | Preço: €26.126
Irmão gémeo do Yaris, mas com design Mazda. Mesmo consumo recorde, porém com preço mais elevado que o Mazda2 a gasolina (€20.996). Neste caso específico, falamos de um carro que é um autêntico conta-gotas andante, como confirma o consumo médio de 3,8 l/100 km a partir de uma mecânica híbrida. Este e outros fatores derivam num baixo custo de utilização e numa elevada autonomia, em concreto com uma eficiência 20% superior à do Mazda2 a gasolina.
3. Renault Clio
Consumo (Diesel): 4.1L/100km | Híbrido: 4.2L/100km
Único com opção Diesel económico (autonomia: 951 km). A versão híbrida (€26.100) cobre 80% de trajetos urbanos sem emissões. Assim, enquanto uma segue a tendência atual de eletrificação, o híbrido auto-recarregável de 145 CV, com o qual consegue cobrir até 80% dos percursos urbanos sem recorrer à combustão (homologa um consumo médio de 4,2 l/100 km), a outra é a cada vez menos procurada mecânica Diesel. Sim, o Clio mantém uma opção a gasóleo na gama, única neste dossier. Com ela, consegue o terceiro melhor valor de consumo na categoria: 4,1 l/100 km. Trata-se do 1.5 dCi de 100 CV combinado com caixa manual de 6 velocidades, propulsor que lhe permite uma soberba autonomia oficial de 951 km e um custo por 100 km de 6,50 € (a um preço médio do gasóleo de 1,50 €/litro).
4. Mitsubishi Colt HEV
Consumo: 4.3L/100km | Preço: €29.010
Baseado no Clio, mas com equipamento superior. Assim sendo, existe um frugal Colt híbrido auto-recarregável que o converte no quarto utilitário mais poupado, a partir de um consumo misto oficial de apenas 4,3 l/100 km. Face ao Clio, o nosso protagonista apresenta um equipamento de série superior, com elementos como jantes de 17” (aumentam uma décima o consumo daquele). Em termos de autonomia, no papel consegue 906 km de uma só vez, com um custo por cada 100 km de 7,30 €. O Colt híbrido está disponível apenas com o acabamento Ralliart, desde 29.010 €.
5. MG3 Hybrid+
Consumo: 4.4L/100km | Preço: €22.260
Um degrau abaixo do seu principal rival: o Toyota Yaris. O MG3 é o primeiro modelo da marca a contar com mecânica híbrida Hybrid+, posteriormente incorporada noutros MG, como o SUV ZS Hybrid+. Trata-se de um propulsor aspirado (sem turbo) de 1.5 litros e 4 cilindros que desenvolve 102 CV e combina dois motores elétricos: um propulsor, de 136 CV, e outro gerador, de 61. O resultado é um total de 194 CV e 425 Nm de binário máximo que garantem um desempenho competente (acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 170 km/h) em troca de um consumo médio de 4,4 l/100 km. É verdade que são 0,6 litros a mais que o Yaris, mas com uma potência elétrica e combinada superiores. Além disso, este MG3 conta com 6 programas de condução e permite uma velocidade máxima de 100 km/h em modo sem emissões, claro, quando a bateria auto-recarregável o permite.
6. Suzuki Swift
Consumo: 4.4L/100km | Preço: €19.912
Leve (menos de 1 tonelada) e com opção de tração integral. Híbrido leve de 12V reduz consumo em 5%. Um dos parâmetros que possibilita valores tão ajustados é o seu peso reduzido: na versão básica S1, pesa menos de uma tonelada. Outro elemento não menos importante que o diferencia dos restantes utilitários à venda é a possibilidade de ser adquirido com tração integral, uma verdadeira raridade que oferece muitas vantagens aos utilizadores que vivem em zonas particularmente chuvosas ou com neve. Em termos de preço, o S1 de que lhe falámos arranca nos 19.912 €.
7. Fiat Grande Panda
Consumo: 5.1L/100km
Regresso marcante do Panda, com frugal motor 1.2 Hibrído de 110 CV, associado à caixa DCT. Design único, autonomia de 977 km e motor elétrico dedicado para baixas velocidades. Um cinco portas com um estilo quadrado, ligeiramente SUV, que não só recorda a forma do histórico Panda de 1980, como também pretende oferecer muito espaço com pouco volume, medindo apenas 3,99 metros de comprimento.
8. Opel Corsa Hybrid 110cv
Consumo: 4.5L/100km | Preço: €23.475
40 anos de história. Versão de 110cv é a mais económica, com modo 100% elétrico em manobras. Também recorre à eletrificação total, um E-Corsa 100% elétrico, agora com valores superiores de autonomia. Junto a este, surgem os Corsa Hybrid de 110 e 145 CV. Destes, o primeiro apresenta o consumo mais contido: 4,5 l/100 km. Tal como o segundo, combina um motor a gasolina 1.2 Turbo de 100 CV e outro elétrico de 29, mais uma bateria de 48 volts. Como particularidade, o conjunto elétrico pode mover sozinho o conjunto em situações específicas, como manobras ou a velocidades muito reduzidas, em engarrafamentos… Deste modo, reduz a ação do motor de combustão em mais de 50%.
9. Peugeot 208 Hybrid
Consumo: 4.5L/100km | Preço: €23.585
Poupa €1/100km vs. versão a gasolina. Outro modelo do Grupo Stellantis desenvolvido sob a plataforma CMF-B, disponível em versões de 110 e 145 CV. Trata-se de um propulsor a gasolina de três cilindros turbo de 1.2 litros e 100 CV combinado com outro elétrico de 29, localizado na caixa de velocidades (automática, de dupla embraiagem e 6 relação), alimentado por uma bateria em rede de 48 volts. Em comparação com a mecânica a gasolina de 100 CV, este híbrido poupa 0,7 litros, o que traduzido em custos económicos significa uma poupança de um euro por cada 100 km percorridos. A este propósito referir que no total permite 977 km com um único depósito, pelo que a poupança ascende a quase 8 € por reabastecimento.
10. Honda Jazz Hybrid
Consumo: 4.6L/100km | Preço: €29.500
Espaço interior líder (Magic Seat) e foco em propulsão elétrica. Os 4,6 l/100 km de média homologada correspondem a um esquema híbrido elétrico que, no seu último restyling, incrementou a potência. Assim, o bloco de quatro cilindros atmosférico a gasolina, de 1,5 litros, passou de 98 para 107 CV, enquanto o motor elétrico passou de 109 para 122 CV, correspondendo à potência máxima deste modelo. Especificamente, o Jazz Hybrid prioriza a ação da unidade elétrica. Com tudo isso, o ganho do desempenho aumentou apenas uma décima no consumo de combustível. Ao mesmo tempo, a Honda também introduziu melhorias na caixa de velocidades automática para obter um funcionamento mais suave. A estas virtudes acrescenta-se um custo por utilização de 7,40 €/100 km e uma autonomia de 869 km.