fbpx




As vendas de veículos elétricos e elétricos plug-in na Europa ultrapassaram pela primeira vez, no mês de agosto, as vendas de veículos a gasóleo.

Os veículos EV e PHEV alcançaram uma quota de mercado de 21% com 151.737 unidades matriculadas, deixando para trás os Diesel com 20% e 141.635 unidades comercializadas. Esta é a primeira vez que este “fenómeno” acontece no Velho Continente, ainda assim não foi o seu melhor mês, mas o segundo na história de vendas deste tipo de veículos. Os veículos a gasolina mantêm a maior percentagem de vendas com 56% de quota de mercado, mas em grande declínio.

Para ficar com uma ideia do enorme crescimento de vendas de elétrios na Europa de janeiro a agosto de 2021, os EV e os PHEV alcançaram um total de 1,32 milhões de unidades quando comparado, por exemplo, com as 158.300 unidades no mesmo período de 2020. O elétrico mais vendido foi o Volkswagen ID3, seguindo-se o Tesla Model 3 e o Volkswagen ID.4.

Quanto aos híbridos plug-in, o Ford Kuga continua a ser o modelo mais vendido ainda que em agosto tenha registado uma quebra de 26%, seguindo o Mercedes-Benz GLC e o BMW Série 3.

Em agosto de 2021, na Europa, foram matriculados 8.095.419 veículos, valor que representa uma subida face aos 7.192.839 unidades do ano passado.

Em termos de motores de combustão, o Dacia Duster foi o mais vendido pelo segundo mês consecutivo, provando o seu sucesso. Segue-se o Golf. O top 5 garante ainda mais o Toyota Yaris, o Dacia Duster e o Volkswagen T-Roc. Em sexta lugar surge o Fiat 500, modelo com mais de 14 anos de vida com poucas alterações.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade