fbpx




Líder em tecnologia híbrida, a Toyota sabe que não pode continuar a dar-se ao luxo de ficar para trás na corrida aos automóveis elétricos e anuncia grandes planos com cinco lançamentos em dois anos para atacar a Tesla, a Peugeot e a Renault.

A Toyota está, definitivamente, a organizar-se. A marca japonesa, consciente de que não pode perder mais tempo na corrida à eletrificação total, e já com uma grande rentabilidade na tecnologia híbrida em que é líder incontestável e que lhe dá tão bons resultados comerciais, vai agora concentrar os seus esforços no lançamento de automóveis elétricos.

O construtor japonês confirmou-o diretamente, prometendo pelo menos cinco novos automóveis 100% eléctricos até 2026 para acompanhar o atual Toyota bZ4X, o primeiro veículo de emissões zero desta nova estratégia EV. Depois, para os anos de 2027 e 2028, a marca garante que terá novos planos que continuarão a aumentar esta evolução, pois, além disso, a Europa poderá proibir a venda de automóveis a gasóleo, gasolina e híbridos em 2035 e a marca quer estar perfeitamente preparada para isso.


O primeiro carro a chegar será um SUV compacto derivado do conceito bZ já apresentado pela marca em 2022. Será um primo 100% elétrico do atual Toyota C-HR, com uma carroçaria muito desportiva e atlética que fará lembrar o atual SUV.
Após este SUV compacto derivado do bZ, a Toyota confirma outro novo SUV mais pequeno no segmento dos utilitários, que chegará às estradas no primeiro trimestre de 2025. Este veículo será posicionado na gama como a alternativa 100% eléctrica ao Yaris Cross, medirá cerca de 4,30 metros de comprimento e terá também um visual muito marcante, claramente inspirado no C-HR, um modelo muito popular.

O curioso deste novo SUV elétrico é que está a ser desenvolvido em parceria com a Suzuki. De acordo com as últimas informações, o modelo da Toyota poderá chamar-se bZ2X e terá as mesmas baterias de níquel-manganês-cobalto(NMC) do bZ4X, com uma capacidade de 71,4 kWh e uma autonomia de quase 500 quilómetros. Para 2026, a Toyota anuncia também as baterias Performance, que já deverão proporcionar até 800 quilómetros de autonomia.

Também previsto para 2025, um novo sedan elétrico completará a gama de automóveis eléctricos da Toyota, de olho na Tesla. Será a alternativa da marca aos SUV e já foi anunciado com o concept Sport Crossover, com uma estética claramente coupé.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade