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Teste – BMW X2 sDrive 18D – Estilo e substância

Ainda que partilhe a sua genealogia com o X1, o BMW X2 demarca-se pela imagem, claramente mais ao estilo de um coupé com maior altura ao solo, mas sem perder o lado prático dos SUV. Beneficiando de ganhos na tecnologia e na versatilidade, o X2 sDrive18d vale-se ainda de atitude premium na condução e de motor turbodiesel de 150 CV bastante eficiente.

BMWA primeira geração do X2, lançada em 2018, não escondia a proximidade ao X1 de então, mesmo que tivesse perfil ligeiramente mais dinâmico. Porém, o seu sucessor adota uma postura mais distinta e agressiva, procurando estabelecer uma cisão visual com o modelo com o qual partilha muitos componentes, ou seja, o X1.

A maior diferença está na forma como o tejadilho se encaminha para a secção traseira, mais suave e prolongada, ajudando a obter uma sensação de maior envergadura nas medidas, que se confirma com a fita métrica: face ao seu antecessor, o X2 cresceu 194 mm no comprimento (4.554 mm), 21 na largura (1.845) e 64 mm na altura (para 1.590 mm), enquanto a distância entre eixos aumentou 22 mm (2.692 mm).

Como resultado, além do exterior mais agressivo, o X2 garante também um habitáculo espaçoso e bem aproveitado, tanto à frente como atrás, aqui albergando dois adultos de estatura média sem problemas, desde que não meçam mais de 1,85 m de altura devido à linha descendente do tejadilho. Seja como for, é amplo e competente, valendo-se ainda de bagageira com 560 litros, uma das maiores do seu segmento, à qual se acede através de portão elétrico.

Sensação premium

O habitáculo exibe sensação premium muito vincada na aparência geral e nos revestimentos, sobretudo com o Pack Desportivo M (opcional por 4.040 €), que acrescenta revestimentos em combinação de Alcantara e pele Veganza preto com pespontos em azul, patentes no tablier e nas portas (também nas traseiras). De igual forma, não faltam elementos como o alumínio texturizado (hexacube) e materiais macios ao toque na parte superior. Já na zona inferior do habitáculo situam-se alguns plásticos rijos, embora não desvirtuem um ambiente de muita qualidade.

Essa mesma apreciação é válida para a componente tecnológica, com o BMW Curved Display e os seus dois ecrãs: o da instrumentação, de 10,25” (personalizável), e o de infoentretenimento, de 10,7”, no qual se pode aceder ao sistema operativo mais recente da BMW, o OS 9, que obriga a alguma habituação inicial, devido à grande quantidade de ícones. Porém, depois de organizados pelo condutor, o sistema torna-se intuitivo de manusear, bem como as várias funcionalidades, se bem que a inclusão da climatização no ecrã tátil adiciona alguma complexidade à sua utilização durante a condução.

Salientando a atualidade tecnológica, o X2 permite acesso à loja virtual para ‘download’ de aplicações, jogar ‘AirConsole Games’ e associar os smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay sem fios. O condutor pode ainda emitir comandos vocais para algumas funções e tirar partido de ‘head-up display’ otimizado.

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Num interior, que prima pelo minimalismo, sobressai a consola central ‘flutuante’ entre os bancos dianteiros, no qual estão alguns comandos rápidos hápticos (para as câmaras ou para os modos de condução), o botão de ignição e o seletor da caixa.

Bom desempenho

O X2 mantém (e bem) oferta turbodiesel, com a versão sDrive18d a revelar salutar equilíbrio na relação entre prestações e economia de consumos, graças ao motor 2.0 de 150 CV e 360 Nm de binário, associado a caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Estes valores dão azo a um desempenho “folgado” e condizente com uma certa ambição desportiva que, mesmo nesta variante, fica bem defendida pela rapidez de respostas, sobretudo, nas recuperações por mérito do funcionamento muito capaz da transmissão automática (com patilhas atrás do volante). A perceção nas respostas altera-se de acordo com os modos de condução: o ‘Efficient’ suaviza a entrega da potência em prol dos consumos, ao passo que o ‘Sport’ acentua essa mesma entrega de potência, atuando também na assistência da direção e, no caso do Pack Desportivo M, alterando o amortecimento por via da suspensão adaptativa.

E aqui está um dos predicados mais relevantes do X2, que é a sua segurança de condução, mesmo a velocidades mais elevadas, respondendo com decisão aos movimentos do volante para controlo superior em estradas sinuosas, sem que isso penalize o conforto a bordo. Nota ainda para o consumo moderado, 5,6 l/100 km, um valor modesto e perto do homologado pela marca bávara. Menos positivo é a letargia que se deixa perceber nos arranques após paragem e o ruído do motor Diesel nas primeiras relações, sobretudo se se pedir mais rapidez no acelerador.

O preço da versão sDrive18d situa-se nos 54.700 €, já com equipamento de série interessante, mas a lista de opcionais enriquece e muito a experiência geral, ainda que eleve bastante o valor a pagar. A unidade de ensaio chegava aos 64.710 €. Tudo tem um preço…

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O X2 evolui em todos os sentidos e distancia-se do X1, com a estética coupé musculada a ser argumento de peso. Mas fá-lo também pela apresentação cuidada do interior aliada a vertente tecnológica mais avançada, elementos que mantêm o SUV na esfera premium. Crucial, a condução merece elogios pelo dinamismo sem penalizar excessivamente o conforto, sendo este motor 2.0 Diesel uma boa solução para qualquer tipo de condução, da mais eficiente à mais desportiva.

FICHA TÉCNICA
BMW X2 SDRIVE18D

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.995 cm3

POTÊNCIA                                     150 CV entre as 3.750 e as 4.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     360 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto 7 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA                210 km/h

ACELERAÇÃO                               8,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5,1 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             133 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.554 / 1.845 / 1.590 mm

PNEUS                                           225/55 R18

PESO                                              1.675 kg

BAGAGEIRA                                 560-1.470 l

PREÇO                                           54.700 €

GAMA DESDE                              48.200 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 241,49 €

LANÇAMENTO                            Junho de 2024

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