Ainda que partilhe a sua genealogia com o X1, o BMW X2 demarca-se pela imagem, claramente mais ao estilo de um coupé com maior altura ao solo, mas sem perder o lado prático dos SUV. Beneficiando de ganhos na tecnologia e na versatilidade, o X2 sDrive18d vale-se ainda de atitude premium na condução e de motor turbodiesel de 150 CV bastante eficiente.
O habitáculo exibe sensação premium muito vincada na aparência geral e nos revestimentos, sobretudo com o Pack Desportivo M (opcional por 4.040 €), que acrescenta revestimentos em combinação de Alcantara e pele Veganza preto com pespontos em azul, patentes no tablier e nas portas (também nas traseiras). De igual forma, não faltam elementos como o alumínio texturizado (hexacube) e materiais macios ao toque na parte superior. Já na zona inferior do habitáculo situam-se alguns plásticos rijos, embora não desvirtuem um ambiente de muita qualidade.
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Num interior, que prima pelo minimalismo, sobressai a consola central ‘flutuante’ entre os bancos dianteiros, no qual estão alguns comandos rápidos hápticos (para as câmaras ou para os modos de condução), o botão de ignição e o seletor da caixa.
O X2 mantém (e bem) oferta turbodiesel, com a versão sDrive18d a revelar salutar equilíbrio na relação entre prestações e economia de consumos, graças ao motor 2.0 de 150 CV e 360 Nm de binário, associado a caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Estes valores dão azo a um desempenho “folgado” e condizente com uma certa ambição desportiva que, mesmo nesta variante, fica bem defendida pela rapidez de respostas, sobretudo, nas recuperações por mérito do funcionamento muito capaz da transmissão automática (com patilhas atrás do volante). A perceção nas respostas altera-se de acordo com os modos de condução: o ‘Efficient’ suaviza a entrega da potência em prol dos consumos, ao passo que o ‘Sport’ acentua essa mesma entrega de potência, atuando também na assistência da direção e, no caso do Pack Desportivo M, alterando o amortecimento por via da suspensão adaptativa.
Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
O X2 evolui em todos os sentidos e distancia-se do X1, com a estética coupé musculada a ser argumento de peso. Mas fá-lo também pela apresentação cuidada do interior aliada a vertente tecnológica mais avançada, elementos que mantêm o SUV na esfera premium. Crucial, a condução merece elogios pelo dinamismo sem penalizar excessivamente o conforto, sendo este motor 2.0 Diesel uma boa solução para qualquer tipo de condução, da mais eficiente à mais desportiva.
FICHA TÉCNICA
BMW X2 SDRIVE18D
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.995 cm3
POTÊNCIA 150 CV entre as 3.750 e as 4.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 360 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto 7 velocidades
VELOCIDADE MÁXIMA 210 km/h
ACELERAÇÃO 8,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 133 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.554 / 1.845 / 1.590 mm
PNEUS 225/55 R18
PESO 1.675 kg
BAGAGEIRA 560-1.470 l
PREÇO 54.700 €
GAMA DESDE 48.200 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 241,49 €
LANÇAMENTO Junho de 2024