Mais versátil do que Cooper e mais original, dinâmico e divertido que o Countryman, o Aceman é o 100% elétrico mais equilibrado da Mini, com espaço para quatro adultos e uma bagageira digna desse nome. No meio está a virtude!
Menos é mais
O Aceman é o primeiro Mini desenhado à imagem da nova filosofia de estilo «Simplicidade Carismática», que é basicamente a representação prática da conhecida máxima de que menos é mais: linhas simples e direitas, sem elementos supérfluos na decoração. A grelha octogonal é a peça de destaque estético na dianteira, uma evolução da forma hexagonal tradicional a remeter para o sistema de tração elétrica. Na traseira, o spoiler de cor escura não é meramente estético, melhora o desempenho aerodinâmico que, por sua vez, se reflete na otimização da autonomia. Aqui a forma serve a função.
Depois, ao comando de voz, também é possível ativar o novo assistente de bordo dos Mini, em duas versões distintas de visualização: com uma imagem estilizada de um Mini ou através do novo assistente digital, o Spike. Qualquer um permite controlar as funções principais, como a navegação, chamadas telefónicas, ajustar a temperatura, abrir e fechar vidros e consultar as condições meteorológicas.
Importa agora perceber se o novo Mini sai aos seus na condução e na atitude ao volante. E não há dúvida que o Aceman puxa mais pela condução típica dos elétricos, que privilegia o aproveitamento da eficiência em detrimento das performances. O que não tem de ser mau.
O motor envia a potência exclusivamente para as rodas dianteiras através de uma transmissão automática de velocidade única e emite uma sonoridade artificial gerada por um sistema de altifalantes – para alertar os peões mais incautos. A bateria pode ser carregada até 80% de sua capacidade em 5,5 horas através de Wallbox (11 kWh), enquanto numa estação de carregamento rápido (95 kWh), bastam 31 minutos.
Refira-se, ainda, que a bateria, por estar bem posicionada no piso do veículo, baixando o centro de gravidade, ajuda também ao típico comportamento “go-kart” na dinâmica do elétrico.
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Potência e equilíbrio, agilidade e estabilidade, são valores que definem os Mini desde sempre. E o Aceman SE não degenera, oferecendo uma das dinâmicas mais apuradas na categoria dos crossover elétricos. Única dúvida: será um bom investimento? Sendo 36 cm mais curto do que o Countryman, o Aceman 100% elétrico adapta-se facilmente a espaços mais pequenos, mas é limitado no seu cariz familiar. E também lhe falta a componente estradista.
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 218 CV (160 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 330 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 54,2 kWh (49,2 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 395 km
TEMPO DE CARGA 5h50 a 11 kW CA (0-80%)
31 min. a 95 kW CC (20-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h
ACELERAÇÃO 7,1 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 14,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.075 / 1.754 / 1.507 mm
PNEUS 205/55 R17
PESO 1.785 kg
BAGAGEIRA 300 l
PREÇO 40.650 €
GAMA DESDE 37.050 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Outubro de 2024