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Quando regressar a Portugal, entre junho e julho, pelas mãos da Astara, a Ssang Yong já se vai chamar KGM. Um dos modelos que vai comercializar entre nós, e um dos que mais expetativa tem criado, é o SUV Torres.

Chegará com motor de combustão mas também com uma versão elétrica que vai receber a designação EVX. Este modelo foi agora apresentado no Reino Unido e deverá chegar a Portugal lá mais para o último trimestre do ano.
Tanto o Torres a gasolina como o EVX elétrico têm por base a mesma plataforma, mas os designers decidiram fazer alguns retoques estéticos no elétrico que vão além de cobrir a grelha como acontece noutros modelos da indústria. Nesta nova frente, os faróis no topo são minimizados para linhas de LED nas laterais, que são unidas de forma virtual por pequenos segmentos.


A partir daí, a transformação arranca, já que os faróis principais são deixados nas laterais do para-choques, outra zona modificada, ficando apenas uma pequena abertura, o suporte da matrícula é elevado e muito mais área é incorporada na mesma cor da restante carroçaria.
Não há alterações na lateral deste Torres EVX, para além da adição da tomada de carregamento no guarda-lamas dianteiro esquerdo ou das novas jantes mais aerodinâmicas. Na traseira, ao contrário da frente, há alterações, mas a estrutura geral mantém-se. De referir o novo design interior dos faróis e a parte inferior do para-choques.


Outra alteração relevante pode ser encontrada no cockpit do Torres EVX. A variante eléctrica é mais digital e sofisticada, com um ecrã duplo flutuante de maiores dimensões (painel de instrumentos e multimédia). Esta adição modifica significativamente a consola central alberga um pequeno seletor de velocidades, muito mais pequeno do que o botão da versão com motor de combustão.

Para o motor, a KGM decidiu utilizar uma solução fabricada pela BYD. O Torres EVX é alimentado por um motor de 152 kW (207 CV) e 339 Nm de binário, que está ligado a uma “Blade Battery” de 73,4 kWh que lhe permite alcançar uma autonomia de cerca de 462 km. E, como curiosidade, tem tecnologia V2L para poder carregar outros dispositivos com a energia da bateria.

Ricardo Carvalho

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