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Renault ressuscita o Twingo em modo 100% elétrico

A Renault apresentou esta quinta-feira, a tão esperada nova geração do Twingo, o icónico modelo da marca francesa, que renasce agora em versão 100% elétrica.

Renault Twingo E-Tech

Esta quarta geração do citadino, que ao longo de três décadas vendeu mais de 4,1 milhões de unidades em 25 países, promete ter um preço abaixo dos 20 mil euros, começará a ser comercializada em 2026, para impulsionar as vendas de veículos elétricos da Renault.

O novo Twingo ainda conserva a silhueta do seu antecessor de 1992 e os seus característicos faróis redondos, sendo o mais recente renascimento de modelos clássicos de grande sucesso da marca francesa, parte de uma estratégia fundamental do antigo CEO Luca de Meo, que começou no Renault 5, que foi seguida pelo Renault 4 e que passa agora pelo novo Twingo.

Desde o seu aspeto geral, até muitos dos seus detalhes, o Twingo E-Tech elétrico é um descendente direto da primeira geração do popular modelo. A carroçaria de formato monovolume, com o seu aspeto divertido e expressivo, continua presente, mas com um toque mais contemporâneo, linhas mais limpas e características de design técnico avançado, como os faróis.

É fácil reconhecer as referências ao design do Twingo original, como a forma dos faróis e da grelha, as saídas de ar no canto superior esquerdo do capô e o botão da luz de emergência.

Apesar de se tratar de um modelo compacto, o Twingo E-Tech tem um comprimento de 3,79 metros, uma distância entre eixos aumentada para 2,49 metros, e que permite que as rodas — agora ampliadas para um diâmetro de 640 mm e adequadas para jantes de até 18 polegadas — fossem empurradas para os quatro cantos da carroçaria, contribuindo para conferir ao Twingo uma presença mais marcante em estrada.

Já secção traseira foi reinventada com um visual mais moderno, mas ainda assim reconhecível, com linhas suaves e um emblema exclusivo que revisita o icónico “alfabeto Twingo”. Os contornos da janela traseira e as pequenas aletas, acima do arco preto das luzes, otimizam a aerodinâmica. Dentro das luzes traseiras, em forma de arco, uma faixa preta esconde as luzes de travão, os indicadores, a luz de marcha atrás (à direita) e o farol de nevoeiro (à esquerda).

Tendo por base a plataforma AmpR Small, o Twingo E-Tech é alimentado por um motor elétrico compacto e leve de 60 kW (82 cv) e 175 Nm de binário máximo, que permitem uma aceleração de 0 a 50 km/h em apenas 3,85 segundos.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de LFP (fosfato de ferro e lítio) com 27,5 kWh de capacidade útil, que anuncia uma autonomia de ia de até 263 km, com base na norma WLTP. Todas as versões do Twingo E-Tech elétrico são fornecidas com um carregador CA de 6,6 kW de série. Acompanhado por um cabo Modo 3 de 5 metros, ideal para tomadas wallbox, carrega a bateria dos 10% aos 100% em apenas 4 horas e 15 minutos.

O pack opcional “Advanced Charge”, disponível em todas as versões, aumenta a potência de carregamento CA para 11 kW e inclui também um carregador CC de 50 kW. Neste caso, o carregamento CA dos 10% aos 100% demora apenas 2 horas e 35 minutos. Numa estação de carregamento rápido CC, a bateria carrega dos 10% aos 80% em apenas 30 minutos.

O Twingo E-Tech elétrico estreia a função One Pedal, que permite maximizar a travagem regenerativa quando o condutor solta o pedal do acelerador. O automóvel desacelera e para sem que o condutor tenha de aplicar o travão.

Embora a nova geração do Twingo seja um automóvel do segmento A, em termos de dimensões, pegada e agilidade, o citadino oferece um espaço interior de um automóvel do segmento B, beneficiando para isso da sua versatilidade, com destaque para a traseira, onde os passageiros têm um espaço para os joelhos de até 160 mm, a que se junta uma largura de ombros de 1305 mm e uma capacidade da bagageira de até 360 litros, que podem chegar aos 1000 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O segredo deste espaço interior generoso não é difícil de descobrir: os bancos traseiros deslizantes. Herdada da primeira geração do Twingo, esta função foi otimizada para se tornar ainda mais útil. Nesse sentido, todas as versões do Twingo elétrico apresentam dois bancos traseiros independentes, que deslizam individualmente 17 cm para a frente e para trás.

Além disso, o habitáculo conta ainda com o sistema OpenR Link que já conhecemos dos mais recentes modelos da Renault, que apresenta Google integrado e duplo ecrã: um de 7″ para o painel de instrumentos, a que se junta outro de 10″ para o sistema de infoentretenimento, com Google Maps, Google Assistant e acesso a mais de 100 aplicações através da Play Store.

Nota ainda para o companheiro de viagem virtual já presente no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, o avatar Reno também pode ser encontrado a bordo do Twingo, que apoia e interage com os condutores ao longo de toda a sua experiência de utilização, tanto dentro como fora do automóvel.

Com chegada ao mercado nacional marcada para o final do primeiro semestre de 2026, a nova geração do Renault Twingo vai surgir com um preço base inferior a 20 mil euros, o que será certamente um dos maiores trunfos da Renault para a sua estratégia de mobilidade elétrica.

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