Revistacarros

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

Charme retro e tecnologia de ponta. Portugal rendeu-se! Não foi uma invasão silenciosa, foi uma celebração. O Renault 4 E-Tech elétrico chegou com aquele misto de nostalgia e futurismo que só um ícone reinventado consegue trazer. Um abraço entre o passado e o presente, a pensar em quem procura mobilidade sem comprometer o estilo, a versatilidade ou (sim, ainda importa!) a diversão ao volante.

A velhinha 4L que subia ladeiras, estacionava nos becos apertados da cidade e ainda sobrava para levar a família toda num domingo de praia, passou o testemunho à sua versão elétrica, que mantém intacta a alma “blue jean” — robusta, descomplicada, elegante — mas aparece vestida com tecnologia Renault de 2025.

A grelha frontal iluminada (uma estreia mundial!) é só o aperitivo. Dentro, há espaço para cinco pessoas, uma bagageira de 420 litros (mais generosa que alguns SUVs) e até um banco do passageiro rebatível, porque pode ser necessário levar aquela prancha de surf ou o armário do IKEA sem pedir ajuda ao primo com uma carrinha.

Porque é que os portugueses já adoram a nova 4L?

Condução? Com até 409 km de autonomia (WLTP), carregamento rápido e um motor que responde com desembaraço assinalável (são 8.2 s dos 0 aos 100 km/h), este elétrico é tão citadino quanto aventureiro. O modo Extended Grip garante tração mesmo em pisos escorregadios. E há a função One Pedal para quem já domina a ciência da regeneração da travagem: o motor elétrico do automóvel passa a atuar como um gerador, permitindo assim recarregar as baterias.

Ah, e não nos esqueçamos do design. As linhas retrofuturistas são uma carta de amor ao Renault 4 original — os faróis em cápsula, os para-choques com batentes que lembram os ganchos clássicos, até o óculo traseiro, que agora é puro cool factor. E as cores? Desde o Verde Hauts-de-France (que muda de tom conforme a luz) até ao Azul Nuage, que encontrámos nas unidades de teste que invadiram Lisboa e a região da Ericeira para o evento de apresentação dinâmica à imprensa internacional.

E, a julgar pelo burburinho à nossa passagem, o Renault 4 E-TECH já está a arrebatar corações.

Leia ainda: Teste – Renault Symbioz E-Tech Full Hybrid 145 – Complemento perfeito

Exit mobile version