fbpx




Esta não foi a primeira vez que a Alfa Romeo teve de abdicar do nome Milano Em 2009, a Alfa abandonou o nome “Milano” para o sucessor do 147 devido à oposição local em Milão, onde a empresa estava a encerrar as suas operações.

Lançaram a bomba de que a Alfa Romeo iria mudar o nome do seu primeiro modelo elétrico, originalmente chamado Milano, para “Junior”, apenas cinco dias após a sua apresentação oficial.

Esta decisão foi tomada na sequência de uma disputa muito pública e amplamente divulgada com funcionários do governo sobre a utilização do nome de uma cidade italiana, Milano, para um carro produzido na Polónia.


Mas ainda há mais, porque a Alfa Romeo tem um historial de mudanças de nome longo. Acredite ou não, esta é a segunda vez que a marca teve de abandonar o nome “Milano” à última da hora! Quais são as probabilidades?
A primeira vez foi há apenas 15 anos, em 2009, quando a Alfa Romeo estava a preparar-se para apresentar o sucessor do 147, que agora conhecemos como Giulietta.

Na altura, todos sabiam que o novo modelo compacto teria a designação “Milano”, uma referência à sede da Alfa Romeo. Mas, infelizmente, não estava destinado a acontecer. A marca anunciou num email a mudança do nome por causa de “questões organizacionais”, a revelação foi adiada para uma data não especificada.

Porquê esta súbita mudança? Não foi devido a uma escaramuça burocrática, mas sim a um bom e velho impasse com os habitantes de Milano. Acontece que os trabalhadores da zona não ficaram muito entusiasmados com o facto de a Fiat S.p.A., proprietária da Alfa na altura, ter decidido colocar o nome Milano num automóvel, no momento em que anunciou que as operações estavam a terminar na sua cidade, com os restantes designers e engenheiros a serem transferidos para uma fábrica em Turim, a cerca de 160 quilómetros de distância.

Para contornar o drama e as tensões, tal como fez hoje com o Junior, Fiat, dona da Alfa Romeo, decidiu que era mais fácil trocar os nomes do que lidar com o mau estar da vizinhança, mesmo que isso significasse desembolsar milhões para a mudança.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade