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A BMW acabou por ceder e, com o Z4 M40i de 2025 vai, finalmente, disponibilizar uma caixa de velocidades manual. A caixa manual de seis velocidades estará disponível em todo o mundo a partir de março de 2024.

Com o pacote “Handschalter” (sim, é alemão para “relação manual”), os proprietários serão brindados com outros elementos únicos, incluindo diferentes configurações de suspensão, jantes, cores de pintura e acabamentos interiores.
Diz-se que mais vale tarde do que nunca e, para os amantes da opção de caixa de velocidades em fila, o Z4 manual demorou o seu tempo a ser concretizado – cinco anos desde o lançamento do Z4 G29 e dois anos depois de a Toyota o ter introduzido no seu primo Supra.

Como seria de esperar, a caixa de velocidades manual é mais lenta a acelerar do que a caixa automática de oito velocidades. Mas com a caixa manual a fazer o sprint de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos contra os 3,9 segundos da automática.
A velocidade máxima continua limitada a 249 km/h com o motor de seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros. A potência e o binário também permanecem sem alterações, com o Z4 M40i a produzir 382 CV e 500 Nm.

Quem optar pelo Z4 manual de seis velocidades receberá uma afinação exclusiva do chassis como recompensa por escolher os três pedais em vez de dois. Isto inclui uma programação específica para o controlo de tração e para o diferencial, molas auxiliares exclusivas à frente e atrás, um grampo reforçado da barra estabilizadora e definições reconfiguradas do amortecedor e da direção desportiva.

Tanto do ponto de vista visual como do desempenho, a opção pela caixa de velocidades manual também adiciona jantes de tamanho diferente e mais pequenas, uma estreia para o Z4. As jantes bicolor M-light têm 19″ à frente e 20″ atrás, o que deverá ter um impacto percetível no comportamento do automóvel.

Ricardo Carvalho

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