Revistacarros

Aston Martin lança novo DB12 S mais agressivo do que nunca

Após ter apresentado uma versão mais radical do DBX, a Aston Martin apresenta agora o novo DB12 S, uma variante do conhecido desportivo da casa de Gaydon, com uns impressionantes 700 cv de potência.

Tendo como ponto de partida o emocionante DB12, centrado no condutor, o DB12 S baseia-se nessa receita pioneira de uma performance ultraluxuosa intensamente dinâmica, adicionando mais potência e ainda mais capacidades dinâmicas.

Para isso contribuiu o motor V8 Twin-Turbo de 4,0 litros, agora com 700 cv às 6000 rpm, um aumento de 20 cv, e um binário de 800 Nm, entre as 3000 e as 6000 rpm, que promete oferecer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, e uma velocidade máxima de 325 km/h.

Esta impressionante prestação dinâmica contribui as alterações de calibração do motor que otimizaram o sistema Launch Control, reduzindo os tempos de passagem de caixa em mais de 50%. Além disso, os engenheiros da Aston Martin aperfeiçoaram a calibração do pedal do acelerador, introduzindo uma resposta mais progressiva, com um novo mapa do acelerador drive-by-wire específico desta versão mais radical, para transmitir ao condutor uma ainda maior sensação de ligação e controlo.

Nota ainda para um extenso conjunto de alterações ao nível do chassis que permitiram um aumento proporcional da sensação de agilidade, conexão e precisão para o condutor, complementado por uma experiência de condução mais refinada e equilibrada.

Para travar toda a potência do DB12 S, a Aston Martin dotou o modelo de travões carbocerâmicos de série, de 410 mm na frente, e de 360 mm atrás, de forma a oferecer uma performance de travagem e uma capacidade térmica melhoradas, juntamente com uma redução significativa das massas não suspensas.

Além disso, a opção por discos carbocerâmicos permitiu reduzir em 27 kg as massas não suspensas, por comparação com os travões de aço, o que acarreta benefícios para a qualidade de condução, para a precisão da direção, e para o comportamento dinâmico.

Esteticamente as mudanças de estilo são discretas, com destaque para a secção dianteira que recebe um novo splitter com elemento duplo, e pelas novas grelhas do capô, com acabamento em preto brilhante, ou, em opção, em fibra de carbono de padrão diagonal, que contribuem para extrair o ar quente do V8 de 4,0 litros, ao mesmo tempo que reforçam visual mais agressivo do DB12 S.

De perfil merecem destaque as saias laterais que prolongam a linha formada pelo novo splitter dianteiro, reforçando ainda mais a sua reduzida distância ao solo.

Atrás, há um ‘spoiler’ fixo e um novo difusor que reduz a inclinação e dá espaço para as ponteiras do sistema de escape em aço inoxidável. Com opção está disponível um sistema de escape de titânio mais barulhento, que permite reduzir em 11,7 kg, o peso do DB12 S.

 

 

As mudanças de estilo estendem-se ao interior, onde se destaca o acabamento anodizado vermelho do comando rotativo em metal serrilhado dos modos de condução, que também combina com a cor dos cintos de segurança, dos rebordos contrastantes dos bancos, das costuras contrastantes, e do bordado dos encostos de cabeça.

Entre as opções disponibilizadas pelo DB12 S encontram-se um volante desportivo aquecido revestido a Alcantara, e as emblemáticas asas Aston Martin aplicadas nos encostos de cabeça dos bancos, por meio de uma técnica pioneira na industrial que utiliza tanto o relevo como a gravação.

O DB12 S está ainda equipado, de série, com bancos dianteiros Sport Plus com regulações elétricas de 16 vias, e ainda a opção de bancos Performance em fibra de carbono.

A Aston Martin já anunciou que novo DB12 S já disponível para encomenda, nas versões Coupé e Volante, iniciando-se as entregas no primeiro trimestre de 2026.

 

Leia também:

DBX707 AMR24 Edition é inspirado na equipa de F1 da Aston Martin

Exit mobile version