Revistacarros

Aston Martin DBX S é um supercarro em formato SUV

A Aston Martin anuncia a chegada de um novo topo para a gama DBX, o DBX S.

Com o apelo dinâmico do DBX707 e um motor aprimorado pela tecnologia transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, o DBX S oferece uma das experiências de condução mais envolventes e responsivas, proporcionando ainda mais potência, peso reduzido e design mais assertivo.

DBX SCom um conjunto de melhorias exteriores e interiores a condizer, o DBX S tem certamente uma identidade própria inegável. No coração do novo DBX S surge uma versão atualizada do aclamado motor Aston Martin V8 biturbo de 4,0 litros.


Ao utilizar tecnologia turbo transferida diretamente do próximo supercarro Valhalla, incluindo os diâmetros maiores da roda do compressor e outras melhorias internas, a potência é aumentada em mais 20 CV para 727 CV e proporciona ainda mais urgência no topo da gama de rotações, tornando o desempenho do DBX S ainda mais memorável.


O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma redução no tempo de aceleração de 0 a 200 km/h de 0,3 segundos. A velocidade máxima permanece inalterada em impressionantes 310 km/h.

Tal como o seu companheiro de gama DBX707, o DBX S distribui a sua potência entre as rodas dianteiras e traseiras em proporções variáveis – incluindo a capacidade de enviar 50% do binário para a dianteira e até 100% para as rodas traseiras – através de uma inovadora transmissão de 9 velocidades com “embraiagem húmida”, que elimina a necessidade de um conversor de binário convencional, proporcionando um desempenho extremo na arrancada.


No entanto, a caixa de velocidades do DBX S foi ainda mais modificada para proporcionar uma experiência de condução ainda mais memorável. Os pontos de mudança de velocidade foram ajustados para refletir a gama de rotações alargada do carro, enquanto as reduções nas modalidades Sport e Sport +, quando o carro está em modo automático, são ainda mais agressivas.

Leia também: E que tal conduzir um Aston Martin Valkyrie sentado nesta bacquet?

As jantes em magnésio também estão agora disponíveis como opção pela primeira vez em qualquer carro do segmento SUV. O magnésio não é apenas robusto, mas também um material incrivelmente leve, cerca de 75% mais leve que o aço, metade do peso do titânio e um terço menos que o alumínio.


Ao selecionar esta roda opcional de 23 polegadas, são economizados mais 19 kg de massa não suspensa, proporcionando melhorias na qualidade do passeio, precisão e sensação da direção, bem como uma reação mais imediata do carro às mudanças de direção. O DBX S também está disponível para encomenda com jantes de alumínio forjado de 23 polegadas de série.

O interior do DBX S exibe um tema “S” personalizado; a característica mais notável é o distinto design em espinha, que vem de série nos bancos, mas que também se estende ao forro do teto, se for escolhido o teto em carbono opcional. As linhas em espinha tornam-se cada vez mais largas à medida que sobem pelo banco, dando uma impressão inconfundível de velocidade; adequado para o SUV de mais alto desempenho da gama da marca.

O DBX S é revestido de série em Alcântara desportivo leve, que pode ser visto nos bancos, no forro do tejadilho, na consola central, nos painéis de instrumentos inferiores e nos acabamentos superiores. Em áreas de elevado desgaste, como os apoios dos bancos, o Alcântara é combinado na perfeição com couro semi-anilina. Para aqueles que preferem uma sensação de luxo ainda maior, o DBX S pode ser revestido inteiramente em couro semi-anilina. Também é possível especificar cintos de segurança vermelhos para dar um toque adicional de identificação «S» no interior do carro.

O “S” tem uma longa associação com a Aston Martin, e o DBX S prova que as variantes mais leves, com mais potência e desempenho, continuam a fazer parte da história da marca e estão destinadas a perdurar no futuro previsível. O DBX S já está disponível para encomenda, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.

Exit mobile version