A Aston Martin anuncia a chegada de um novo topo para a gama DBX, o DBX S.
Com o apelo dinâmico do DBX707 e um motor aprimorado pela tecnologia transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, o DBX S oferece uma das experiências de condução mais envolventes e responsivas, proporcionando ainda mais potência, peso reduzido e design mais assertivo.
Ao utilizar tecnologia turbo transferida diretamente do próximo supercarro Valhalla, incluindo os diâmetros maiores da roda do compressor e outras melhorias internas, a potência é aumentada em mais 20 CV para 727 CV e proporciona ainda mais urgência no topo da gama de rotações, tornando o desempenho do DBX S ainda mais memorável.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma redução no tempo de aceleração de 0 a 200 km/h de 0,3 segundos. A velocidade máxima permanece inalterada em impressionantes 310 km/h.
Tal como o seu companheiro de gama DBX707, o DBX S distribui a sua potência entre as rodas dianteiras e traseiras em proporções variáveis – incluindo a capacidade de enviar 50% do binário para a dianteira e até 100% para as rodas traseiras – através de uma inovadora transmissão de 9 velocidades com “embraiagem húmida”, que elimina a necessidade de um conversor de binário convencional, proporcionando um desempenho extremo na arrancada.
No entanto, a caixa de velocidades do DBX S foi ainda mais modificada para proporcionar uma experiência de condução ainda mais memorável. Os pontos de mudança de velocidade foram ajustados para refletir a gama de rotações alargada do carro, enquanto as reduções nas modalidades Sport e Sport +, quando o carro está em modo automático, são ainda mais agressivas.
Leia também: E que tal conduzir um Aston Martin Valkyrie sentado nesta bacquet?
As jantes em magnésio também estão agora disponíveis como opção pela primeira vez em qualquer carro do segmento SUV. O magnésio não é apenas robusto, mas também um material incrivelmente leve, cerca de 75% mais leve que o aço, metade do peso do titânio e um terço menos que o alumínio.
Ao selecionar esta roda opcional de 23 polegadas, são economizados mais 19 kg de massa não suspensa, proporcionando melhorias na qualidade do passeio, precisão e sensação da direção, bem como uma reação mais imediata do carro às mudanças de direção. O DBX S também está disponível para encomenda com jantes de alumínio forjado de 23 polegadas de série.
O interior do DBX S exibe um tema “S” personalizado; a característica mais notável é o distinto design em espinha, que vem de série nos bancos, mas que também se estende ao forro do teto, se for escolhido o teto em carbono opcional. As linhas em espinha tornam-se cada vez mais largas à medida que sobem pelo banco, dando uma impressão inconfundível de velocidade; adequado para o SUV de mais alto desempenho da gama da marca.
O DBX S é revestido de série em Alcântara desportivo leve, que pode ser visto nos bancos, no forro do tejadilho, na consola central, nos painéis de instrumentos inferiores e nos acabamentos superiores. Em áreas de elevado desgaste, como os apoios dos bancos, o Alcântara é combinado na perfeição com couro semi-anilina. Para aqueles que preferem uma sensação de luxo ainda maior, o DBX S pode ser revestido inteiramente em couro semi-anilina. Também é possível especificar cintos de segurança vermelhos para dar um toque adicional de identificação «S» no interior do carro.
O “S” tem uma longa associação com a Aston Martin, e o DBX S prova que as variantes mais leves, com mais potência e desempenho, continuam a fazer parte da história da marca e estão destinadas a perdurar no futuro previsível. O DBX S já está disponível para encomenda, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.