fbpx




A Aixam celebra o seu 40º aniversário, marcando quatro décadas de desenvolvimento, qualidade e compromisso com a mobilidade.

Fundada en 1983 na sequência da compra da marca AROLA, a Aixam foi pioneira no desenho e produção de quadriciclos ligeiros, carros eficientes que transformaram a forma como as pessoas se deslocam em ambientes urbanos e suburbanos.

Um ano depois (1984) chegaria o primeiro quadriciclo ligeiro da marca, um carro sem carta cuja velocidade legal não pode superar os 45 km/h. Desde o seu humilde começo, até se converter numa marca reconhecida a nivel mundial, a Aixam manteve o seu compromiso com a segurança dos seus veículos, sendo o primeiro fabricante a submeter os seus quadriciclos a duras provas de ‘crash test’ com o mesmo grau de exigência do setor automóvel.

Anos mais tarde, em 1992, nasceria a marca MEGA, com o objetivo de se converter numa marca de mobilidade diversificada que pode fabricar mais que quadriciclos sem carta. A MEGA conseguiria um segundo posto no rally Paris Dakar do ano 2000 com um carro denominado MEGA DESERT, pilotado por Stéphane Peterhansel. Posteriormente, em 2003, a MEGA foi a primeira marca a fabricar um veículo industrial sem carta, satisfazendo assim um crescente nicho de mercado que demandava este tipo de veículos.

Seria em 2008, no 25º aniversário da companhia, quando a empresa lançou no mercado novos automóveis como o City, Roadline, Crossline e o Scouty R, um descapotável com teto rígido, que a AIXAM se tornaria o fabricante número um em Portugal e na Europa.

Ano após ano sucederam-se novos êxitos na marca, como a chegada em 2010 dos novos logotipos, ainda utilizados nos nossos dias; o novo motor KUBOTA KDI 480 de 8 cv em 2016; ou a apresentação, em 2019, do AIXAM CROSSOVER Premium, o primeiro AIXAM SUV, com uma carroçaria elevada que permite uma mobilidade ótima em terrenos difíceis.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade