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Volvo quer alargar parceria com a Geely e manter a identidade

A Volvo está decidida a aumentar a partilha de recursos e tecnologias com a chinesa Gelly, empresa que detém a marca sueca. O foco principal está na partilha de hardware. No entanto, para a Volvo manter a identidade da marca é uma prioridade máxima.

“A Geely tornou-se uma potência, especialmente na China, e por isso podemos beneficiar mais do que nunca desse fator”, disse Anders Bell, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, ao “Autocar”.

O responsável pela Volvo lembrou que a procura constante por sinergias não vai comprometer o posicionamento da marca sueca. A empresa vai continuar a trabalhar para garantir que os seus veículos continuem a ser claramente distintos daqueles que são os modelos das empresas parceiras. “Há sempre esse equilíbrio delicado entre a singularidade e a fidelidade à marca e aos nossos clientes, algo que jamais abandonaremos, e também a procura por novas parcerias.”

Para o responsável de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, os aspetos técnicos que contribuíram para o sucesso da marca sueca nos últimos 100 anos devem ser preservados também pelos próximos 100 anos. “Design escandinavo elegante, a fiabilidade, alta tecnologia, com foco nas pessoas. Essa vai continuar a ser a receita para o sucesso dos modelos da Volvo.”

Volvo

O novo EX60, o primeiro modelo da marca sueca a utilizar a nova arquitetura modular SPA3 da Volvo, incorporará esse princípio e vai revelar que “a ligação perfeita entre desempenho eletromecânico, eletrónica e o software”, afirmou o responsável da Volvo que lembrou que este será um passo importante no contexto da ambição da marca de se tornar uma fabricante de “veículos totalmente definidos por software”.

Recorde-se que o EX60 é seu próximo SUV elétrico de dimensões médias da Volvo que será apresentado a 21 de janeiro de 2026. Muitos especialistas defendem que este é, até agora, o elétrico mais crucial para o futuro da marca.

O EX60 será o primeiro Volvo construído sobre a revolucionária plataforma SPA3. Esta arquitetura escalável de última geração, evolução da SPA2 (usada no EX90 e ES90), promete ser a base para ganhos substanciais em eficiência energética, segurança e conectividade.

Embora detalhes finais do agregado motores e bateria aguardem confirmação oficial, prevê-se a utilização da mesma bateria de 102 kWh que equipa o ES90, suportando carregamento DC de até 350 kW, para recuperar impressionantes 300 km de autonomia em apenas 10 minutos, e uma autonomia de até 644 km.

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