Revistacarros

Volvo ES90 chega no início de 2026 e já sabemos o preço

A Volvo Car Portugal apresentou esta quarta-feira aos jornalistas o novo Volvo ES90, um fastback 100% elétrico que marca o início de uma nova era para a marca sueca.

Volvo ES90

Equipado por computadores de última geração que representam uma melhoria de desempenho oito vezes em relação à geração anterior, o ES90 é o primeiro Volvo com tecnologia de 800V, oferecendo uma autonomia maior e um carregamento mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico anterior.

Construído com base na plataforma SPA2, a mesma utilizada pelo SUV EX90, que permite motores e componentes mais leves para reduzir o peso e a aumentar eficiência energética e autonomia.

Fiel à sua responsabilidade ambiental, o ES90 utiliza materiais reciclados e naturais, o que segundo a Volvo permitiu reduzir a pegada de carbono: 29% do alumínio, 16% dos polímeros e 18% do aço são reciclados, enquanto os painéis de madeira interior provêm de fontes certificadas pelo FSC.

O novo fastback 100% elétrico da Volvo conta com três níveis de potência e pode ser equipado baterias de 92 ou 106 kWh de capacidade, para autonomias declaradas no ciclo WLTP de 650 e 700 km, respetivamente.

Desta forma a versão equipada com um único motor elétrico instalado no eixo traseiro, Single Motor Extended Range, com 333 cv e 480 Nm de máximo, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

Já a versão e tração integral, Twin Motor, equipada com a bateria de 106 kWh, adiciona um motor elétrico no eixo dianteiro para uma potência combinada de 449 cv e 670 Nm de binário máximo que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Por seu lado a versão de desempenho, Twin Motor Performance, também equipada com dois motores elétricos, disponibiliza uma potência total de 680 cv e 870 Nm de binário. Esta versão cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

Em matéria de design do ES90 conjuga elegância e força, com proporções típicas do design escandinavo e uma distância ao solo inspirada num SUV. A frente exibe o icónico Martelo de Thor, agora reinterpretado num traço mais sofisticado, enquanto a traseira é marcada por luzes LED em forma de C e uma sequência luminosa exclusiva de boas-vindas e despedida.

O portão traseiro de grandes dimensões facilita o carregamento da bagageira de 424 litros, que pode ser expandida para 733 litros ao rebater individualmente os três bancos traseiros. O compartimento dianteiro (frunk) de 22 litros permite guardar cabos de carregamento ou equipamento de lazer. Os clientes podem escolher entre sete cores exteriores e quatro opções de jantes, entre 20 e 22 polegadas.

Já o interior do ES90 apresenta materiais premium, design funcional e uma atmosfera de serenidade, pensada para o bem-estar. O teto panorâmico com proteção UV de 99,9% amplia a luminosidade e o sentido de espaço. Na versão eletrocrómica, é possível ajustar a transparência do vidro ao toque de um botão, reduzindo o brilho ou aumentando a privacidade conforme o momento.

O sistema de infoentretenimento com Google integrado do novo ES90 disponibiliza Google Maps, Google Assistant e Google Play, com conectividade 5G e suporte da plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies.

As informações de condução surgem no visor de 9’’ e no head-up display, enquanto o ecrã central de 14,5’’ concentra todas as funções, de navegação a climatização. A nova vista 3D de 360° promete ser um importante auxílio nas manobras mais exigentes.

Com 3,1 metros de distância entre eixos, oferece um espaço géneros para os passageiros dos bancos traseiros. Seis temas de iluminação ambiente e uma seleção de estofos e acabamentos naturais permitem personalizar o ambiente e elevar a experiência a um novo patamar de sofisticação.

A Volvo já anunciou que o novo ES90 vai chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2026, com preços a partir dos 72.950, para a variante Single Motor Extended Range no nível de acabamento Core, enquanto a variante Plus terá um preço que começa nos 77.000 e a versão Ultra de 85.650. A Volvo não anunciou os preços das versões Twin Motor e Twin Motor Performance que vão chegar ao mercado mais tarde.

Exit mobile version