Revistacarros

Tudo o que muda nos Tesla low cost

A Tesla lançou finalmente a versão de baixo custo do Model Y nos EUA, e surpreendeu ao apresentar uma nova variante do Model 3, que era aguardada para mais tarde, e que passa a ser o modelo mais barato da marca norte-americana de veículos elétricos.

Mas afinal, o que muda nos novos Model Y e Model 3, face às versões anteriores que já conhecemos, apesar das novas variantes de baixo custo não estarem previstas para a Europa.

Model Y low cost

A nova versão do Model Y chega com ligeiras diferenças exteriores face ao Model Y atual, nomeadamente ao nível da secção dianteira, que não conta com barra de luz frontal, normalmente localizada entre as luzes diurnas. Além disso, os faróis altos foram removidos do para-choque. Já na secção traseira, a característica faixa luminosa vermelha a toda a largura é agora substituída por uma linha preta horizontal.

Outras das alterações para reduzir os custos de produção é a utilização de jantes de 18’’ de série, com tampas em plástico preto, apesar de estarem disponíveis, como opção, jantes de 19’’.

Além disso, os espelhos retrovisores exteriores, passam agora a ser rebatidos manualmente, algo pouco comum nos modelos atuais, e não contam com escurecimento automático.

Já o habitáculo deste novo Model Y apresenta as maiores alterações, face à versão anterior, a começar nos bancos de couro vegan que passam a ser em tecido e deixam de contar com ventilação e comandos elétricos.

Por seu lado, o sistema de filtragem HEPA, foi igualmente eliminado, bem como o rádio FM/AM, enquanto o volante conta apenas com ajuste manual.

O novo Model Y abdica igualmente de ecrãs de infoentretenimento de 8’’, para os passageiros dos bancos traseiros, que agora são rebatidos manualmente. A iluminação ambiente também foi removida, e o tejadilho de vidro panorâmico foi coberto com um forro de tecido, evitando a sua remoção numa medida de corte de custos.

Além disso, a Tesla reviu o sistema de áudio, equipando esta versão de baixo custo com sete altifalantes em vez dos 15 e subwoofer encontrados nas versões superiores.

A nível de motorização, o novo Model Y apresenta-se com uma configuração de motor único, tração traseira com uma bateria menor de 69 kWh com um módulo a menos que o normal, e anunciando uma autonomia de até 515 km/h, estimada pela EPA, o que representa menos 60 km relação aos 575 km/h oferecidos pelo RWD Premium.

Model 3 com poucas alterações exteriores

Já a nova versão do Model 3 Standard que passa a assumir-se como o modelo mais barato da Tesla nos EUA, conta com alterações menos percetíveis, nomeadamente ao nível do exterior, onde se destaca as jantes que passam a ser menores, de 18’’, com opções de 19’’ disponíveis, bem como a remoção do limpa para-brisas traseiro.

No interior, a Tesla seguiu a mesma estratégia aplicada ao Model Y Standard, apesar de manter o icónico tejadilho de vidro panorâmico. Desta forma, as restantes alterações para tornar o Model Y mais barato, foram igualmente aplicadas ao interior deste novo Model 3 de baixo custo.

Neste exercício de minimalismo, o Model 3 Standard faz uso da mesma bateria do Model Y, de 69 kWh, anunciando uma autonomia de 517 km, em comparação com os 582 km da versão RWD Premium.

 

Leia também:

Tesla Model 3 e Model Y ganham mais autonomia sem aumento de preço

Exit mobile version