Revistacarros

Toyota bZ4X é o novo robotáxi para o mercado chinês

Toyota bZ4X robotáxi

Numa parceria entre a Pony.ai, e a GAC Toyota, a Toyota China iniciou a produção do primeiro robotáxi bZ4X produzido em massa, marcando uma nova fase na colaboração entre as empresas no desenvolvimento de veículos autónomos.

As empresas planeiam produzir mais de 1.000 unidades em 2026 dos novos robotáxis, que vão ser introduzidos ao longo do ano em serviços comerciais nas principais cidades da China.

O robotáxi bZ4X está equipado com o sistema de condução autónoma de sétima geração da Pony.ai, que aproveita as capacidades técnicas empresa líder global em tecnologia de condução autónoma, validadas em testes de longa duração em ambientes urbanos de grandes cidades chinesas, como Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen. Além disso, segundo a empresa, o sistema passou por otimizações para diversos cenários operacionais.

A empresa de tecnologia de condução autónoma revelou ainda que a joint venture formada pela Pony.ai, Toyota China e GAC Toyota planeia expandir a sua frota total de robotáxis para mais de 3.000 veículos até o final deste ano, reforçando o seu compromisso com a comercialização em larga escala.

A Pony.ai, anunciou ainda que novos robotáxi contam com uma experiência aprimorada para o passageiro, estando dotados de recursos como travão de estacionamento automático via Bluetooth, interação por voz no habitáculo, serviços de música online e controlo climático pré-viagem, além de padrões refinados de aceleração e travagem para minimizar a possibilidade de enjoo.

Leia também:

Stellantis reforça aposta na condução autónoma

Exit mobile version