Revistacarros

Stellantis reforça aposta na condução autónoma

Peugeot e-Traveller Condução autónoma

A Stellantis e a Pony.ai, líder global em tecnologia de condução autónoma, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação de soluções de robotáxis na Europa.

A colaboração, visa acelerar o desenvolvimento e iniciar a implementação de robotáxis de teste, baseados no modelo Peugeot e-Traveller no Luxemburgo já nos próximos meses, seguido de um alargamento gradual a outras cidades europeias, a partir de 2026.

Desta forma, a divisão europeia da Pony.ai integrará o seu software avançado de condução autónoma com a plataforma AV-Ready da Stellantis destinada a furgões de média dimensão totalmente elétricos, otimizada para suportar capacidades SAE de Nível 4.

Além disso, integra atualizações tecnológicas, adicionando elementos fundamentais, como redundâncias do sistema e compatibilidade com conjuntos de sensores de última geração, para permitir integrar de forma fluida o software completo de condução autónoma. Isto garante a conformidade com os mais elevados padrões de segurança e fiabilidade para operação do tipo hands-off e eyes-off.

A parceria irá basear-se, num primeiro momento, em veículos comerciais ligeiros, segmento em que a Stellantis, através da divisão Pro One, detém uma posição de liderança na Europa.

“Os veículos sem condutor têm o potencial de transformar a forma como as pessoas se deslocam nas nossas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis para as comunidades”, disse Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Para concretizar esta visão, criámos as plataformas AV-Ready da Stellantis e estamos a estabelecer parcerias com os melhores intervenientes do setor. A Pony.ai destaca-se pela sua experiência técnica e abordagem colaborativa.” 

 

Leia também:

Tesla lança condução autónoma na China: sete infrações numa noite

Exit mobile version