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Esta é a nova geração do Polo GTI, o clássico da Volkswagen na sua versão mais desportiva. Não é tão famoso como o Golf da mesma casta, mas já tem 25 anos de vida, o que não deixa de ser curioso. É precisamente essa série especial que conduzimos, limitada a 2500 unidades das quais apenas 25 vêm para Portugal. Esquecendo esse facto, este é um verdadeiro “hot hatch”.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Quando falamos de “hot hatches” que são realmente “quentes”, vêm-nos de imediato  à cabeça modelos como o Hyundai i20N, o Abarth 695 ou o Yaris GR, por exemplo e, claro, o lendário Polo GTI. Carros que soam bem, que se sentem bem e que rondam os perto de 40 mil euros, dependendo do nível de acabamento. Modelos compactos que se destacam precisamente por isso, pelo aspeto e pela potência. O i20N, pela eficiência, o Abarth pelo som do motor e do escape que não deixa ninguém indiferente, o Yaris GR pela novidade inesperada, com aquele motor de 261 CV e três cilindros, e o Polo, pela lenda e por ser um “lobo em pele de cordeiro”. Na verdade, o Polo parece mais contido em todos os aspetos do que o resto dos seus rivais e mais em linha com a gama Polo que todos conhecemos, mas…

Aspeto… Polo

É na na secção dianteira que surgem as diferenças em relação a um Polo “normal”. Conta com faróis Matrix LED adaptativos enriquecidos com as luzes diurnas e assinalados por frisos na cor da carroçaria. Ambos os detalhes, as luzes diurnas e os frisos, atravessam a grelha de uma ponta à outra, e é onde encontramos o logótipo dos lendários modelos GTI. Ainda à frente, surge uma saia mais desportiva e proeminente que reduz o fluxo de ar que se esgueira por debaixo do carro. Neste caso a largura é de 1,75m.
Ainda do ponto de vista estético, podemos apreciar as jantes “Adelaide” de 18″ pretas com pneus 215/40 de perfil baixo específicas desta versão, friso preto que percorre toda a distância entre eixos e, uma vez mais, o logótipo GTI. Na traseira encontramos mais pormenores. Um spoiler simples em tons de preto, os farolins com indicadores dinâmicos um pouco mais escuros e o logótipo GTI a suportar o símbolo de Wolfsburgo. Há também uma saída de escape dupla cromada, mas nada que sobressaia como em alguns rivais. Sendo esta a edição especial dos 25 anos do modelo, disponibiliza pinças de travão e frisos de acabamento em vermelho e faróis de nevoeiro em “favo de mel” na grelha. E não é tudo: o Polo GTI Edition 25 dispõe de uma série de outros equipamentos exclusivos como um tejadilho preto e espelhos retrovisores exteriores pretos, que contribuem para o seu aspeto desportivo.

25 anos
O pior de tudo, o plástico que forra o habitáculo é precisamente o mesmo de qualquer outro Polo. Como estamos numa versão de mais de 43 mil euros, justificava-se um tipo de revestimento de maior qualidade. Ainda lá dentro começamos a apreciar os bancos específicos em pele e alcantara estampados com o logo GTI e costuras vermelhas, o volante desportivo cortado em baixo com o logótipo dos 25 anos, o punho convencional da caixa DSG, um painel de instrumentos digital e inalterado face à geração anterior e mais um ou outro pormenor específico. A consola central está ligeiramente orientada para o condutor e oferece uma excelente posição de condução. Destaque pela negativa para as pequenas patilhas no volante para acionar a caixa manualmente. Ao centro surge o ecrã tátil de 9,2″ com várias funcionalidades, incluindo três indicadores das forças G e dos bar de pressão do turbo.
Se descermos um pouco o olhar, encontramos o controlo da climatização, com comandos táteis e retroiluminados para que se possam ver à noite. Ao lado da alavanca, posicionam-se os comandos para os diferentes modos de condução, o botão que desliga o ESP e o dos sensores de estacionamento, ainda que exista uma câmara de marcha-atrás.
Na bagageira, 351 litros de capacidade sem fundo duplo, até porque a bateria é deslocada para a traseira para melhorar a distribuição do peso.

Desportivo discreto
É debaixo do capô que está o que transforma este num Polo especial. Um motor 2 litros de quatro cilindros que debita 207 CV de potência. O binário é de 320 Nm disponíveis entre as 1500 e as 4500 rpm, um leque bem alargado para permitir que nos divirta como deve ser. A caixa DSG é de 7 velocidades, automática e, ao contrário do seu principal rival, o i20N, este Polo não tem um diferencial autoblocante, mas tem o sistema XDS, que é semelhante ao diferencial, mas que neste caso é eletrónico e atua em conjunto com o ABS para evitar que a roda escorregue.
Na cidade, o Polo GTI conduz-se com facilidade. É fácil de levar e de estacionar em qualquer lugar. Aqui é altamente recomendável utilizar o modo ECO ou os modos de condução personalizados para um comportamento mais preciso e suave. A suspensão, nas eternas lombas citadinas, também está bem resolvida,  suaviza e acrescenta conforto. A caixa de velocidades é aqui a grande aliada pela forma rápida como faz as passagens na rotação certa, pois alcançamos sempre consumos muito contidos para um motor desta natureza.

Mas é em estradas mais retorcidas que começamos a apreciar o caráter deste Volkswagen. Temos um excelente “feeling” da direção no modo Sport. A entrada em curva é feita com precisão e a dureza da direção acaba por ser uma extensão dos nossos braços. A suspensão é mais do que correcta e no geral é muito boa nesta modalidade, principalmente neste tipo de estrada. Como não tem um diferencial autoblocante, faz com que a distribuição da travagem seja mais parecida com a travagem ABS e é, muitas vezes, intrusiva. Mas este Polo respira bem! O motor, embora linear na sua aceleração, empurra-nos incansavelmente até às 6.000 rpm, acompanhado por uma banda sonora audível, mas discreta. Um som que poderia ser ainda mais polido se a caixa DSG de sete estivesse à altura das suas aspirações desportivas. É lenta no modo automático e demasiado intrusiva no modo manual, impedindo o condutor de gerir o regime do motor como entender, provocando frequentemente passagens duplas inesperadas.
De resto, a experiência de condução mantém-se na pura tradição dos GTI da Volkswagen, eficiente e muito competente. O Polo GTI rola literalmente sobre carris: a frente é precisa, o rolamento da carroçaria perfeitamente contido e a tração em piso seco quase perfeita. O pior? Um eixo traseiro colado ao chão (a não ser que se utilize o travão de mão) e, no geral, muito menos divertido do que a concorrência.

Conclusão
Discreto e com uma imagem que apenas sobressai pelas jantes, pelo 25 (do aniversário) colado na porta e pela sigla GTI, este Polo é uma espécie de “lobo em pele de cordeiro” literalmente. Os 207 CV são eficazes, fáceis de controlar e com um nível de divertimento ao alcance de todos. Pena o conforto em mau piso (é algo firme) e o preço elevado.

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA                    1984 cm3
POTENCIA                       207 CV entre as 4600 e as 6000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO           320 Nm entre as 1.500 e as 4500 rpm
TRANSMISSÃO                          Dianteira, DSG de sete velocidades
VELOCIDADE MÁXIMA 195 km/h
ACELERAÇÃO                           6,5 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)                    6,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)            146 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A)                  4.074 / 1.751 / 1.431 mm
PNEUS                             215/40 R18
PESO                               1.447 kg
BAGAGEIRA                    351 l
PREÇO                            43 201 €
GAMA DESDE                  24 490 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 258,73 €
LANÇAMENTO                           novembro de 2023

 

Ricardo Carvalho

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