A nova geração do Yaris apresenta-se como uma das alternativas mais interessantes do segmento B. Nesta fase de lançamento, é oferecido com um único propulsor híbrido (como seria de esperar) de 116 CV.
A nova geração Toyota Yaris aposta forte numa carroçaria com elementos muito elaborados, como as óticas traseira que contam com zonas em negro brilhante, propensas a sujidade, tal como acontece com o Peugeot 208. Ganha 50 milímetros em largura, o que em conjunto com os 10 mm que perde em altura lhe confere um aspeto mais desportivo. Além disso, o incremento nas dimensões repercute-se tanto ,o interior, que cresce em espaço, como no próprio comportamento em estrada.
Já o comprimento também diminui 5 mm, mas conserva o mesmo volume de bagageira do seu antecessor: 286 litros, um valor abaixo da média do segmento.
De momento é proposto com uma única mecânica híbrida de 116 CV de potência combinada. O motor térmico é um novo três cilindros atmosférico de 1.5 litros e 91 CV, complementado com outro elétrico síncrono de íman permanente de 80 CV. A caixa de velocidades continua a ser automática de variação contínua, ainda que o seu funcionamento tenha melhorado de forma significativa e só em acelerações muito rápidas se mostra pouco funcional. De resto cumpre perfeitamente, sobretudo em cidade, habitat de eleição deste nosso protagonista.
Aí, consegue alcançar consumos em torno dos 3 l/100 km, uma vez que maximiza as vantagens da hibridação. As janelas dianteiras estão bastante baixas, o que favorece a visibilidade, especialmente em engarrafamentos ou na passagem por ruas mais estreitas. Fora da urbe é versátil e apelativo de utilizar. Tanto num caso como no outro, temos à disposição três modos de condução, Normal, Sport e Eco, ainda que neste último se perca algum fulgor. Continuando na vertente dinâmica e, tal como referimos, o seu pisar e comportamento são mais apurados também por culpa do aumento da distância entre eixos (+40 mm) e vias (+33 mm à frente e 44 mm atrás).
Entre os melhores 
O salto qualitativo desta nova geração nota-se, principalmente, no interior, onde sobressaem materiais mais apurados que transmitem qualidade. Neste capítulo, o Yaris, em conjunto com outros recém-chegados ao segmento como o Peugeot 208 ou o Renault Clio, elevaram o patamar, colocando em apertos modelos como SEAT Ibiza ou Volkswagen Polo, que eram referências.
Os lugares dianteiros são excelentes e os traseiros ideais para dois adultos, ainda que não disponham de qualquer luz de cortesia, ausência que também detetámos no Clio. O painel de instrumentos é muito original, com dois mostradores pequenos e um computador de bordo muito completo com um ecrã de dimensões razoáveis. O ecrã do infoentretenimento surge em posição perfeita e o seu acionamento é muito preciso, todavia os menus não são de todo intuitivos.
Dispõe de climatização analógica e carregador de smartphone por indução com botão para desligar, o que facilita porque não é preciso ir constantemente a carregar o telefone. Convém destacar o amplo equipamento de segurança, quase todo de série no nível de equipamento Premier Edition.
E falando de níveis de equipamento, o novo Yaris está disponível em seis: Comfort (16.990 €), Comfort Plus (17.690 €), Exclusive (19.190 €), Luxury (25.190 €), Square Collection (24.840 €) e este Premier Edition (25.690 €). Valores interessantes para um modelo que luta de igual para igual com qualquer um do seu segmento e é referência em cidade.
Texto Iván Vicario Martím
Fotos Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
TOYOTA YARIS 1.5 HDF 5P PREMIER EDITION
| TIPO DE MOTOR | Gasolina, 3 cilindros em linha, atmosférico | 
| CILINDRADA | 1.490 cm3 | 
| POTÊNCIA | 91 CV às 5.500 rpm | 
| BINÁRIO MÁXIMO | 120 Nm às 3.600 rpm | 
| TRANSMISSÃO | Dianteira, caixa de variação contínua (CVT) | 
SISTEMA ELÉTRICO
| TIPO DE MOTOR | Síncrono de íman permanente | 
| POTÊNCIA | 80 CV | 
| BINÁRIO MÁXIMO | 141 Nm | 
| BATERIA | Iões de lítio, 4,3 Ah | 
SISTEMA HÍBRIDO
| TIPO DE MOTOR | Híbrido elétrico-gasolina | 
| POTÊNCIA (TOTAL) | 116 CV às 4.800 rpm | 
| BINÁRIO (TOTAL) | N.D. | 
| V. MÁXIMA | 175 km/h | 
| ACELERAÇÃO | 9,7 s (0 a 100 km/h) | 
| CONSUMO (WLTP) | 4,3 l/100 km (misto) | 
| EMISSÕES CO2 (WLTP) | 98 g/km | 
| DIMENSÕES (C/L/A) | 3.940 / 1.745 / 1.500 mm | 
| PNEUS | 205/45 R17 | 
| PESO | 1.085 kg | 
| BAGAGEIRA | 286 l | 
| PREÇO | 25.690 € | 
| GAMA DESDE | 16.990 € | 
| I. CIRCULAÇÃO (IUC) | 137,14 € | 
| LANÇAMENTO | Julho de 2020 | 
