A declinação Brabus consagra a versão mais poderosa do crossover coupé da smart. Se o motor de entrada com 272 CV já é mais do que suficiente, com a dupla unidade elétrica de 428 CV e tração integral posiciona-se como a alternativa mais potente da sua classe, com um desempenho digno de um superdesportivo.
O apelido Brabus surge como uma espécie de declaração de intenções, mais em termos prestacionais do que nas sensações desportivas que se sente ao volante. Em relação ao primeiro, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Num arranque de semáforo deixaria para trás um Porsche 911 Carrera (4,1 segundos) ou um BMW M4 (3,9). A potência é entregue de forma muito direta, sempre com mais energia no modo Desportivo ou no específico Brabus. Existem também outros perfis Conforto e Eco, embora em qualquer um deles exista potência de sobra.
O “selo” Brabus implica certos aditivos no habitáculo, continuando com aqueles pormenores vermelhos (no exterior, nas saias e pinças) nas costuras e cintos. Destacam-se os bancos, muito bem estofados em microfibra e couro sintético, equipados com aquecimento e ventilação. A aposta é num ambiente com poucos botões, pelo que é necessário algum tempo para aprender onde está cada função num sistema multimédia completo, fácil de manusear e que associa ecrãs de qualidade (o do painel de instrumentos, mais sucinto em dados). Há muito som e animações na interação com o carro, e está extremamente equipado: muito bem em segurança e até com bomba de calor para aumentar a autonomia. E como cereja no topo do bolo, habitáculo espaçoso e com muita luz graças ao teto panorâmico de série.
Texto Juan P. Esteban
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Não deixa de ser um carro com aquele toque “amigável” e funcional da mobilidade elétrica, mas ao mesmo tempo com uma aceleração violenta quando se pisa a fundo o pedal da direita. Ao contrário do Brabus #1, aqui a dinâmica está à altura. Vem com todo o equipamento, enquanto na relação preço/potência há poucos que se lhe equiparam. Dentro da gama, custa mais 5.000 € do que o acabamento Premium de 272 CV. Dá que pensar.
FICHA TÉCNICA
SMART #3 BRABUS
TIPO DE MOTOR Elétricos, síncronos de íman permanente, dianteiro e traseiro
POTÊNCIA 428 CV (315 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 543 Nm
TRANSMISSÃO Integral, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio; 66 kWh (62 úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 415 Nm (551 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 3h a 22 kW CA (10-80%)
30 min. a 150 kW CC (10-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h
ACELERAÇÃO 3,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 17,6 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0
DIMENSÕES (C/L/A) 4.400 / 1.844 / 1.556 mm
PNEUS 245/45 R20
PESO 1.910 kg
BAGAGEIRA 370-1.160 l
PREÇO 52.950 €
GAMA DESDE 39.950 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Janeiro de 2024