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Teste – Opel Frontera Hybrid 145 GS: Regresso às origens

A Opel relança o seu Frontera com um conceito totalmente redefinido: de jipe passa a SUV e fá-lo com uma motorização elétrica e outras duas híbridas, sempre com boa relação preço/produto. Testámos a versão mais potente e equipada de todas.

Opel Frontera Hybrid

Deixando de lado a questão se é ou não um digno sucessor do Frontera original, a nova geração deste Opel vem cobrir um segmento de certa forma negligenciado. Mede 4,38 metros de comprimento, o que o enquadra no segmento B-SUV, com dimensões adequadas para a condução urbana e suficientes para oferecer uma habitabilidade considerável.

Nesse especto, não é líder, mas cumpre o seu papel: la dentro cabem 4 adultos de estatura média sem complicações. Na segunda fila, a altura para a cabeça é folgada, mas a largura nem tanto, pelo que com três passageiros no conforto não será o mesmo. Também não existem elementos próprios de veículos familiares, como o banco ajustável longitudinalmente, algo que limita a modularidade. Em qualquer caso serve na perfeição como carro familiar, sobretudo sabendo que a marca alemã disponibiliza uma variante de 7 lugares, pouco comum neste segmento. A bagageira, por último, é correta, com 460 litros na configuração dita “normal” de 5 lugares

Básico, mas ergonómico

No entanto, é preciso entender este novo Frontera como um veículo que oferece o básico, sem grandes floreados: espaço, conforto e bom preço. E isso tem a sua contrapartida. Embora sólido, não há um único plástico de tato macio no interior, tudo é revestido com material rijo, se bem que com montagem sólida. Seja como for, essa simplicidade não impede uma boa ergonomia. Bancos confortáveis, com bom envolvimento lateral, controlo do ar condicionado através de botões físicos…

É um carro fácil de conduzir, ao qual nos habituamos rapidamente. Em todo o caso, esta declinação GS topo de gama é, como seria de esperar, bastante mais interessante do que a de entrada, principalmente porque equipa de série, entre outras coisas, um ecrã central que integra Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Não só embeleza o interior, como também oferece mais possibilidades ao condutor do que o simples suporte para telemóvel da alternativa Edition. O equipamento de série é muito completo (ver ficha).

Por outro lado, a Opel comercializa esta geração Frontera com mecânicas elétricas e híbridas, estas últimas com 110 ou 145 CV. A mais potente é a “nossa” e, sem dúvida, a mais recomendável, pois custa apenas mais 1.500 € do que a de acesso e proporciona melhores acelerações, algo a ter em conta num carro que terá tendência para rolar amiúde carregado.

Convincente

Trata-se de um sistema híbrido ligeiro com capacidade para rodar pontualmente de forma elétrica, e que é utilizado noutros modelos do grupo Stellantis. Não é um conjunto tão refinado como os híbridos da Renault ou da Toyota, nem tão eficiente, mas o resultado final convence. O consumo médio durante o teste foi de 6,7 l/100 km, moderado, mas não decisivo. Por outro lado, tem uma boa faixa de aceleração, com uma resposta contundente graças à ajuda elétrica e um refinamento correto, sobretudo em cidade, onde consegue circular praticamente sem gasolina.

Para terminar, nota positiva para o ajuste do chassis: é cómodo em todas as situações (algo que acreditamos ter muito a ver com a escolha dos pneus, de altura apreciável) e a carroçaria mantém-se suficientemente estável nos trajetos sinuosos. Em suma, um veículo muito equilibrado e honesto que corresponde facilmente às expetativas a uma utilização familiar intensiva.

Texto Eduardo Lausín – Fotos Paulo Calisto

Conclusão

É uma pena que se tenha de simplificar tudo ao máximo para ser possível oferecer um produto com preço competitivo. Mas aqui a Opel tratou do básico e oferece um SUV bem equipado, com uma mecânica competente e bom espaço interior. Não é um “low cost”, mas pelo preço há poucas alternativas com tão bons resultados.

 

FICHA TÉCNICA

OPEL FRONTERA HYBRID 145 CV GS

TIPO DE MOTOR                           Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                  1.199 cm³

POTÊNCIA                                      136 às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                        230 Nm às 1.750 rpm

TRANSMISSÃO                              Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                           Elétrico, síncrono de ímanes permanentes, dianteiro

POTÊNCIA                                     28 CV (21 kW)

BINÁRIO                                       55 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 0,89 kWh

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                          Gasolina-Elétrico

POTÊNCIA (TOTAL)                      145 CV

BINÁRIO (TOTAL)                          N.D.

V. MÁXIMA                                  194 km/h

ACELERAÇÃO                               9,1 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                      5,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)                119 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                    4.385 / 1.795 / 1.635 mm

PNEUS                                         215/60 R17

PESO                                           1.344 kg

BAGAGEIRA                                 460-1.600 l

PREÇO                                         26.490 €

GAMA DESDE                              21.490 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                    148,22 €

LANÇAMENTO                             Outubro de 2024

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