Revistacarros

Teste – MINI John Cooper Works Aceman E: Apelo Elétrico

A gama MINI não pára de crescer. Agora é a vez do Aceman receber a variante John Cooper Works, dotando este SUV compacto de aura mais desportiva enquanto procura atrair clientes adeptos da eletrificação. Respeitando a tradição, o foco na condução não foi abandonado com os 258 CV de potência a prometerem emoções fortes.

Posicionado entre os MINI Cooper e Countryman, o Aceman amplia a gama de modelos da marca britânica, mas tem a particularidade de ter sido desenvolvido desde o início com o objetivo de ser puramente elétrico e de atrair novos clientes. Neste contexto, a versão John Cooper Works (JCW) funciona como um elo de ligação com o tradicionalismo das pretensões mais desportivas da MINI, desde logo pelo reforço da agressividade exterior por via de para-choques, saias laterais e ‘spoiler’ traseiro específicos em combinação com o espírito mais dinâmico.

Sublinhe-se, no caso da “nossa” unidade, a cor verde ‘British Racing Green IV’ da carroçaria, o tejadilho em preto, os emblemas especiais na carroçaria (por exemplo, na grelha dianteira) e as jantes de 19” com pneus desportivos como outros atributos que lhe conferem aspeto mais imponente num modelo que é facilmente identificável como um MINI.

Nostalgia e modernidade

Minimalista, o interior combina o lado nostálgico presente em detalhes como os interruptores para a ‘ignição’ (termo figurado, entenda-se) com a virtude moderna do ecrã central tátil de 9,4” (240 mm de diâmetro), cujo formato circular também remeta para o Mini original. Os retoques desportivos são em grande número, a começar pelos revestimentos em tecido no tablier, com apontamentos gráficos que se transformam no quadriculado da bandeira de xadrez, passando pelo volante desportivo em pele Vescin perfurada com botão “Boost” e terminando nos bancos desportivos aquecidos e de ajuste elétrico em misto de pele artificial Vescin e tecido com excelente suporte do corpo.

Praticamente todas as funcionalidades são comandadas a partir do ecrã central, cujo sistema de infoentretenimento (versão 9.0) carece de habituação devido à grande quantidade de ícones no ecrã, ainda que agrupados consoante a categoria. Um mundo a descobrir, mas com visual moderno semelhante ao de um smartphone, onde se acede à climatização, aos ajustes de segurança, modos de condução, ajuste dos ecrãs (incluindo o ‘head-up display’), funcionamento do módulo elétrico ou ao assistente virtual ‘Spike’, que obedece a alguns comandos por voz. A conectividade aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fios está assegurada, bem como o carregador sem fios.

Tratando-se de SUV compacto de cinco portas, o Aceman recebe quatro adultos, apesar de o espaço nos bancos traseiros não impressionar, sobretudo na amplitude em altura até ao tejadilho. O acesso a esses lugares também poderia ser melhor, já que as portas traseiras têm ângulo de abertura limitado e a área para passar os pés é justa.

Dinâmico como sempre

O lado dinâmico sempre foi muito acarinhado pela MINI e esse aspeto volta a repetir-se no Aceman JCW elétrico, que recorre a motor elétrico de 258 CV e 350 Nm de binário, os quais garantem bastante animação ao volante, nomeadamente quando ativado o modo “Go-Kart”, altura em que a entrega de potência é mais efetiva (alterando os grafismos do ecrã central e a sonoridade). Nesse, o MINI acelera com bastante intensidade, quase repentinamente, valendo ainda a pena notar que o botão “Boost” oferece mais 29 CV por dez segundos, o que, além de melhorar a rapidez de resposta, deixa à vista o efeito de patinagem das rodas dianteiras (‘torque-steer’) quando se acelera a fundo. No sentido oposto, o modo “Green” suaviza a entrega energética, adequando-se mais aos ritmos quotidianos e baixando a média de consumos, que neste teste surpreendeu positivamente, com 15,5 kWh/100 km – a regeneração ajuda bastante neste aspeto!

As prestações desportivas são complementadas por chassis afinado em prol dos entusiastas da condução, o que se traduz em agilidade elevada nas passagens rápidas em curva, fruto de direção igualmente precisa e informativa. Muito à vontade em estradas sinuosas, o Aceman tem como revés da medalha os pisos degradados e as lombas, nos quais o amortecimento firme pode revelar-se desconfortável para os ocupantes.

O preço desta versão – 46.780 € – assume o estatuto ‘premium’ desportivo do Aceman JCW, mas retribui com lista de equipamento muitíssimo extensa.

Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

Conclusão

O Aceman JCW é digno da herança desportiva da MINI, dotado de aspeto exterior agressivo e de interior minimalista, mas repleto de detalhes exclusivos e tecnológicos. No entanto, para os adeptos da marca, o mais relevante é a condução e este Aceman

FICHA TÉCNICA

MINI JOHN COOPER WORKS ACEMAN E

TIPO DE MOTOR                      Elétrico, síncrono permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                258 CV (190 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                   350 Nm

TRANSMISSÃO                         Dianteira, caixa de relação única

BATERIA                                    Iões de lítio, 54,2 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                345 km

TEMPO DE CARGA                    5h30 h a 11 kW CA (0-100%)

31 min. a 95 kW CC (10-80%)

V. MÁXIMA                                200 km/h

ACELERAÇÃO                             6,4 s (0 aos 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                     16,4 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)               0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                   4.079 / 1.991 / 1.514 mm

PNEUS                                        225/40 R19

PESO                                           1.825 kg

BAGAGEIRA                                 300-1.005 l

PREÇO                                         46.780 €

GAMA DESDE                              35.490 €

I. CIRCULAÇÃO (IUC)                   0 €

LANÇAMENTO                            Maio de 2025

Exit mobile version