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Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

O EQE 350+ tira partido de uma ligeira atualização da bateria para um ganho importante na autonomia homologada, cifrando-se agora nos 690 km. A berlina elétrica da Mercedes-Benz reforça assim os seus atributos, sem renunciar ao conforto e ao refinamento tradicional da marca.

EQELançado em 2022, o EQE 350+ Limousine recebeu uma atualização ligeira que lhe permite obter ganhos importantes na eficiência, nomeadamente com a substituição da bateria de 89 kWh por uma de 96, de maior capacidade, logo, autonomia alongada. Este é mais um exemplo da permanente atualização e progressão do setor automóvel, assistindo-se a novidades constantes em tecnologias de bateria e de ‘softwares’ de gestão eletrónica. Os ‘segredos’ deste EQE 350+ Limousine passam exatamente por aqui, já que em traços gerais não se diferencia grandemente da versão anterior.

Desde logo, pelo visual, que permanece inalterado. Ou seja, mantém a sua forma aerodinâmica muito aprimorada, pontuada por pormenores visuais que, no modelo ensaiado, sobressaíam por intermédio do equipamento opcional proposto pela Linha AMG (5.400 €), tanto no exterior, com jantes em liga leve AMG com 5 raios duplos de 19″, painel frontal com padrão da Mercedes e kit estético AMG, como no interior, com soleiras das portas iluminadas, forro do tejadilho preto e bancos desportivos com estofos em Artico/Microcut preto/cinzento, entre outros. Tudo isto contribui para imagem robusta e senhorial desta berlina de quase cinco metros. Aliás, a fluidez das linhas é meio caminho para se obter eficiência melhorada.

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Grande requinte

Dispondo de muitos elementos de requinte e de conforto, o EQE 350+ tem no conceito tecnológico uma grande mais-valia, com destaque para os dois ecrãs de alta definição:  painel de instrumentos de 12,3” bastante personalizável na informação e nos grafismos, e ecrã central OLED de 12,8” disposto na vertical e com filosofia ‘zero layer’, ou seja, de atalhos fáceis de aceder e intuitivos, num modelo que continua a ser exemplar na facilidade de utilização. A navegação conectada permite incluir paragens para carregamentos na rota, com menus ‘EQ’ dedicados, enquanto o sistema MBUX avançado abarca outras funções – também ativados por comando por voz –, como a iluminação interior ou a cinemática dos bancos para o bem-estar do condutor e do passageiro. A conectividade aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay está garantida. Já a utilização dos botões táteis no volante continua a não convencer.

Nesta versão, os bancos desportivos (da Linha AMG) aquecidos e de ajuste elétrico à frente têm revestimento em Alcantara e pele com ponteado vermelho, fornecendo ótimo apoio e visual mais dinâmico. Realce, também, para os vários espaços de arrumação e para os muitos e bons materiais com que o interior é construído, alinhando-se com um posicionamento muito requintado. Essa noção é ainda suportada pelo imenso espaço a bordo nos lugares traseiros, sobretudo para as pernas, sendo que em altura pode ser algo limitativo no caso de adultos mais altos devido à curvatura do tejadilho. Um terceiro ocupante atrás é possível, mesmo que não resulte confortável.

Bom de conduzir

Com 320 CV de potência e 565 Nm de binário, o EQE 350+ apresenta bom equilíbrio entre prestações, que podem ser bastante desportivas (sobretudo no modo de condução ‘Sport’), e consumos, capazes de surpreender (no modo ‘Eco’ enfatiza a poupança em termos de desempenho, baixando a intensidade de aceleração). Independentemente dessa escolha, nunca falta empenho, indo ao encontro dos condutores que queiram comodidade, eficiência e respostas prontas sempre que necessário.

O utilizador tem à escolha três patamares de regeneração (nulo, normal e elevado), para benefício dos consumos, que podem ser tão baixos quanto os 16,3 kWh/100 km obtidos no teste, registo muito bom para um modelo de mais de duas toneladas.

Em paralelo, o EQE 350+ tem comportamento seguríssimo e capaz de associar conforto em mau piso com desempenho preciso e controlado em curva, aqui valorizado pela presença do eixo traseiro direcional até 10 graus (1.600 €) que, não só, torna o conjunto mais ágil em manobras a baixa velocidade, como incrementa – e muito – a motricidade em curvas de média/alta velocidade. Pela negativa, óculo traseiro diminuto a dificultar a visibilidade para trás.

Proposto desde os 72.900 €, o EQE 350+ vale-se de lista de equipamento de série alargada, mas os opcionais, alguns dos quais dispendiosos, permitem alterar a gosto o carácter do modelo a troco de um preço final ainda mais elevado.

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Ótimo companheiro de viagem e muito eficiente, o EQE 350+ consolida a sua posição como um dos elétricos ‘premium’ mais completos e equilibrados de conduzir da atualidade. Ao desempenho desportivo junta-se o comportamento preciso e confortável, em modelo que cativa também por um ‘cockpit’ muito tecnológico e de alto nível.

FICHA TÉCNICA
MERCEDES-BENZ EQE 350+

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente, traseiro

POTÊNCIA                                    320 CV (235 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     565 Nm

TRANSMISSÃO                            Traseira, caixa de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 96 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                690 km

TEMPO DE CARGA                     10h25 h a 11 kW CA (0-100%)

32 min. a 170 kW CC                    (10-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA               210 km/h

ACELERAÇÃO                              6,1 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    16,1 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)            0

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.946 / 1.961 / 1.510 mm

PNEUS                                           255/45 R19

PESO                                              2.415 kg

BAGAGEIRA                                 430 l

PREÇO                                           72.900 €

GAMA DESDE                              69.750 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

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