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Teste – Audi A5 Avant TDI S Tronic MHEV – A nova família

Mudança de papéis na gama Audi. O A4, tanto nas declinações berlina com Avant, cede o testemunho ao novo A5, embora a premissa seja a mesma.

AudiNa carroçaria carrinha oferece mais espaço útil, com algumas melhorias, e encaixa muito bem com a nova motorização Diesel ligeiramente eletrificada, capaz de efetuar pequenos percursos sem emissões.

Até há bem pouco tempo, o lançamento de novos modelos elétricos levou a Audi a alterar a sua estrutura da gama: os números pares estavam reservados aos veículos sem emissões, enquanto os ímpares aos térmicos. Como consequência, o A4 desapareceu e deu lugar ao novo A5, que surge pela primeira vez no formato Avant, ou seja, carrinha.

Esta transformação implica uma ligeira alteração de tamanho. Comparado com o A4, o recém A5 Avant cresceu 60 mm (4.829 mm de comprimento), aumentou a distância entre eixos (68 mm) e acrescentou alguns milímetros em altura e largura.

Além disso, o interior assume um ambiente distinto dos outros modelos da casa alemã, replicando a estrutura de ecrãs e comandos do Q6 e-tron, entre outros. Reflete qualidade, está bem montado e o inédito acabamento têxtil do interior (em diferentes partes do tablier, portas, apoios de braços…) combina na perfeição com os ecrãs digitais.

A este respeito, agora a instrumentação (11,9“) e o sistema multimédia (14,5”) estão integrados num painel curvo de tecnologia OLED de excelente aspeto, ao qual se junta a projeção de indicações no para-brisas (novo head-up display também nítido e de dimensões generosas) e um terceiro ecrã para o passageiro da frente.

De igual modo, o A5 Avant equipa, ainda, outros elementos tecnológicos, cada vez mais comuns no segmento, como a iluminação ambiente configurável com faixas luminosas que indicam diferentes situações de circulação, o comando de voz com linguagem natural (integra ChatGPT) e os habituais assistentes de condução bem calibrados para não serem demasiado intrusivos, embora alguns deles sejam opcionais.

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Amplo sem deslumbrar

Quando ao espaço a bordo, acomoda quatro pessoas sem problemas; um terceiro ocupante traseiro viaja pior devido ao tamanho e firmeza do banco e à intrusão do túnel central da transmissão. Contudo, aqui há saídas de ar, controlo de climatização e tomadas USB-C para tornar a viagem mais apelativa. E a bagageira? Abaixo da concorrência, sobretudo nesta variante com hibridação ligeira que passa dos 476 para 448 litros. Ainda assim, a abertura elétrica do portão e a ampla e baixa soleira de carga jogam a seu favor.

Dinamicamente, o A5 é o primeiro modelo desenvolvido sobre a nova Plataforma Premium de Combustão (PPC). Um ponto de partida que não deixa a eletrificação totalmente à margem, já que parte da gama associa sistema MHEV plus, como o TDI ou a variante S a gasolina.

Este sistema elétrico de 48V é adotado no único Diesel à venda, um 2.0 de 204 CV que se enquadra muito bem no espírito estradista do A5 Avant, sem descurar um rendimento notável: muito boa aceleração (6,9 segundos de 0 a 100 km/h) e velocidade máxima (236 km/h). O seu elevado binário máximo (400 Nm) permite ganhar velocidade com muita facilidade, não sem antes exibir um som claramente Diesel que, a um ritmo constante, passa perfeitamente despercebido.

Às vezes, elétrico
Graças ao seu propulsor elétrico de 24 CV, a tecnologia MHEV plus permite manobras a baixa velocidade sem gastar combustível e facilita um arranque rápido e suave. O consumo também é beneficiado, e embora o gasto médio pudesse ser melhor, o resultado global é interessante: 7,2 l/100 km circulando principalmente em autoestrada e estrada aberta, e entradas ocasionais em cidade. Combina transmissão automática de dupla embraiagem, muito eficaz, com tração dianteira; a oferta da gama contempla uma versão com tração integral quattro que, embora acrescente alguns décimos ao, reforça a segurança e o dinamismo. Aqui, o A5 Avant é brilhante, com impecável resposta do volante e pedais, acompanhada por uma suspensão rebaixada em 20 mm neste acabamento S line: mais firme, mas não desconfortável. Se a sua carteira o permitir, encomende-o nesta configuração e, já agora, junte-lhe a suspensão adaptativa.

Texto Juan P. Esteban
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Embora não deslumbre nem em habitabilidade nem no consumo, o A5 Avant substitui da melhor forma o A4. O que mais agrada é a dinâmica, que se mantém magnífica. O motor assegura um desempenho de alto nível e é a combinação mais aconselhável para longas distâncias.

FICHA TÉCNICA

AUDI A5 AVANT TDI S TRONIC MHEV

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cil. em linha, turbo

CILINDRADA                                1.968 cm3

POTÊNCIA                                    204 CV entre as 3.800 e as 4.200 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     400 Nm entre as 1.750 e as 3.250 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)

 

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                    24 CV (18 kW)

BINÁRIO                                        230 Nm

BATERIA                                        Lítio Ferro-Fosfato, 1,7 kWh

 

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Diesel-Elétrico

POTÊNCIA (TOTAL)                    204 CV

BINÁRIO (TOTAL)                       400 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA              240 Km/h

ACELERAÇÃO                              7,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    4,9-5,2 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)              129-136 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.832 / 1.860 / 1.450 mm

PNEUS                                           205/60 R17

PESO                                              1.912 kg

BAGAGEIRA                                 448 -1.396 l

PREÇO                                           59.657 €

GAMA DESDE                              48 260 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  241,49 €

LANÇAMENTO                            Dezembro de 202

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