Mudança de papéis na gama Audi. O A4, tanto nas declinações berlina com Avant, cede o testemunho ao novo A5, embora a premissa seja a mesma.
Até há bem pouco tempo, o lançamento de novos modelos elétricos levou a Audi a alterar a sua estrutura da gama: os números pares estavam reservados aos veículos sem emissões, enquanto os ímpares aos térmicos. Como consequência, o A4 desapareceu e deu lugar ao novo A5, que surge pela primeira vez no formato Avant, ou seja, carrinha.
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Amplo sem deslumbrar
Quando ao espaço a bordo, acomoda quatro pessoas sem problemas; um terceiro ocupante traseiro viaja pior devido ao tamanho e firmeza do banco e à intrusão do túnel central da transmissão. Contudo, aqui há saídas de ar, controlo de climatização e tomadas USB-C para tornar a viagem mais apelativa. E a bagageira? Abaixo da concorrência, sobretudo nesta variante com hibridação ligeira que passa dos 476 para 448 litros. Ainda assim, a abertura elétrica do portão e a ampla e baixa soleira de carga jogam a seu favor.
Às vezes, elétrico
Graças ao seu propulsor elétrico de 24 CV, a tecnologia MHEV plus permite manobras a baixa velocidade sem gastar combustível e facilita um arranque rápido e suave. O consumo também é beneficiado, e embora o gasto médio pudesse ser melhor, o resultado global é interessante: 7,2 l/100 km circulando principalmente em autoestrada e estrada aberta, e entradas ocasionais em cidade. Combina transmissão automática de dupla embraiagem, muito eficaz, com tração dianteira; a oferta da gama contempla uma versão com tração integral quattro que, embora acrescente alguns décimos ao, reforça a segurança e o dinamismo. Aqui, o A5 Avant é brilhante, com impecável resposta do volante e pedais, acompanhada por uma suspensão rebaixada em 20 mm neste acabamento S line: mais firme, mas não desconfortável. Se a sua carteira o permitir, encomende-o nesta configuração e, já agora, junte-lhe a suspensão adaptativa.
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Embora não deslumbre nem em habitabilidade nem no consumo, o A5 Avant substitui da melhor forma o A4. O que mais agrada é a dinâmica, que se mantém magnífica. O motor assegura um desempenho de alto nível e é a combinação mais aconselhável para longas distâncias.
FICHA TÉCNICA
AUDI A5 AVANT TDI S TRONIC MHEV
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cil. em linha, turbo
CILINDRADA 1.968 cm3
POTÊNCIA 204 CV entre as 3.800 e as 4.200 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 400 Nm entre as 1.750 e as 3.250 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 24 CV (18 kW)
BINÁRIO 230 Nm
BATERIA Lítio Ferro-Fosfato, 1,7 kWh
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Diesel-Elétrico
POTÊNCIA (TOTAL) 204 CV
BINÁRIO (TOTAL) 400 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 240 Km/h
ACELERAÇÃO 7,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 4,9-5,2 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 129-136 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.832 / 1.860 / 1.450 mm
PNEUS 205/60 R17
PESO 1.912 kg
BAGAGEIRA 448 -1.396 l
PREÇO 59.657 €
GAMA DESDE 48 260 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 241,49 €
LANÇAMENTO Dezembro de 202