Com o A290, a Alpine conseguiu equilibrar potência, dinâmica e design, criando um carro que honra o legado desportivo da marca francesa, agora totalmente comprometida com a missão de provar que a eletrificação e o prazer de condução podem andar de mãos dadas. Será que cumpre?
Não é só chispa. Dinamicamente, o Alpine está entre os elétricos mais competentes e divertidos do mercado. Convida a explorar as suas capacidades através de uma direção rápida e precisa e distingue-se claramente do Renault 5, com o qual partilha a plataforma AmpR Small, mas ganhando identidade própria. O design é agressivo, com faróis em X que remetem aos carros de rali, e umas estilizadas jantes de 19 polegadas, além de uma paleta de cores específicas que inclui o icónico azul Alpine da nossa versão de teste.
O interior do A290 eleva-se acima do Renault 5, com bancos desportivos (não integrais), um volante multifunções com base achatada inspirado na Fórmula 1, integrando diversos botões, como o comando giratório RCH (para a função Recharge, que define o nível de regeneração), um outro para os modos de condução e um terceiro, vermelho, OV (função Overtake – ultrapassagem) –, que à distância de um simples toque solicita ao motor potência e binário máximos durante 10 segundos (necessita de tempo de recarga de 30 segundos antes de poder ser utilizada novamente a 100%), e um painel digital de 10,25” para a instrumentação. O sistema de infoentretenimento, com ecrã de 10,1”, inclui o Android Automotive e a função Alpine Telemetrics, que oferece dados de condução em tempo real, recomendações e desafios de agilidade, potência e resistência. Outro botão no volante ativa os cinco diferentes modos de condução Alpine: Save, Normal, Sport e Personal. Este último permite o ajuste independente do nível de assistência da direção e resposta do acelerador para permitir mais emoção quer no dia-a-dia, quer num qualquer trackday.
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
De todos os modelos que já conduzimos, o primeiro carro elétrico da Alpine é o que mais se assemelha ao conceito de um GTI elétrico, embora com as devidas ressalvas! Embora ofereça estabilidade e agilidade acima da média, o equilíbrio entre eficiência e diversão ao volante não é tão fácil de alcançar. No entanto, em termos de potência, não deixa a desejar e o design não podia ser mais desportivo. Um quebra corações!
FICHA TÉCNICA
ALPINE A290 GTS
TIPO DE MOTOR Elétrico síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 220 CV
BINÁRIO MÁXIMO 300 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 52 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 361 km
TEMPO DE CARGA 4h50h a 11 kW CA (0-100%)
30 min. a 100 kW CC (30-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h
ACELERAÇÃO 6,4 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,6 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.997 / 1.823 / 1.512 mm
PNEUS 225/40 R19
PESO 1.554 kg
BAGAGEIRA 251 l
PREÇO 44.900 €
GAMA DESDE 38.700 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Outubro de 2024