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Este Tesla Model S, que o seu proprietário alemão Hansjörg von Gemmingen conduz desde 2014, já ultrapassou a marca dos dois milhões de quilómetros.

Mas não o fez sem problemas: para atingir este marco, precisou de nada menos do que 14 motores, para além de ter mudado outro elemento crucial até três vezes…
O Model S pode ser considerado o primeiro automóvel elétrico de grande volume e sucesso. Não foi por acaso que foi o modelo bandeira da marca americana de automóveis elétricos Tesla durante os seus primeiros anos… e permitiu à primeira geração de condutores de automóveis elétricos conduzir um modelo grande e bem equipado com uma autonomia já considerável de mais de 400 km na maioria das versões.

O caso do Tesla Model S de von Gemmingen é um caso… a registar. Não é por acaso que este carro elétrico é o Tesla com mais quilómetros contabilizados, até pela própria marca americana. E a quilometragem está sempre a aumentar, porque, segundo o seu proprietário, ele está muito satisfeito com o seu veículo.


É claro que, dado o número limitado de carros elétricos em circulação (nos países com maior penetração de carros elétricos, como os Países Baixos, a sua quota de mercado é de apenas 20%, e noutros mercados que acolhem bem os carros elétricos, como a Alemanha, este valor é de apenas 10%), este Tesla Model S é provavelmente o carro elétrico com maior quilometragem do mundo. Certamente que não se conhece nenhum outro automóvel elétrico que tenha percorrido tantos quilómetros.

Mas vários relatórios, como este estudo, mostram que, nestes veículos, as baterias duram mais do que o previsto. De facto, as baterias dos automóveis elétricos (e do Tesla em particular, citado neste relatório) mantêm um nível de carga estável após um certo nível de degradação e, acima de tudo, precisam de ser substituídas com menos frequência do que um principiante poderia recear.

No entanto, dois milhões de quilómetros é uma quilometragem que excede largamente a distância média que qualquer carro elétrico particular percorrerá. Não há dúvida de que o Tesla Model S de Hansjörg von Gemmingen teve uma vida muito mais exigente do que a grande maioria das unidades deste modelo norte-americano, pelo que a sua experiência com a degradação da bateria também foi… diferente.


Concretamente, para atingir os dois milhões de quilómetros, este Tesla Model S precisou até agora de três trocas de bateria (está atualmente a funcionar com a quarta bateria). A primeira teve de ser substituída quando o carro atingiu os 668.000 quilómetros, a segunda 550.000 quilómetros mais tarde e a terceira foi substituída quando o seu Tesla já tinha ultrapassado os 1,7 milhões de quilómetros.

Parece um problema, mas, na realidade, a substituição da bateria deste Tesla Model S ocorreu, em média, a cada 500.000 km. Um número que, insistimos, é uma quilometragem invulgarmente elevada, quer para um carro térmico, quer para um carro elétrico.
Nesta unidade com mais de dois milhões de quilómetros percorridos, os grandes problemas da Tesla surgiram… por causa de outra questão: a mudança de motor. Com esta quilometragem, o proprietário deste Tesla teve de substituir o motor do seu carro… 14 vezes!
No entanto, é certo que, na maioria das vezes, o motor foi substituído devido a um ruído e não a uma falha grave ou que afetasse o desempenho.

E o bom é que, apesar de cada motor ter durado “pouco” 200.000 quilómetros, no que se refere a esta peça, o cliente Tesla pode dirigir-se a um reparador externo e fora da empresa americana para recondicionar o propulsor… ou substituí-lo por outro de uma unidade já retirada de circulação, por exemplo devido a um acidente.
Hansjörg sempre foi muito cuidadoso com o seu Tesla para garantir que este durasse mais de dois milhões de quilómetros. E numa entrevista à revista alemã Manager Magazin, quando o seu Tesla Model S atingiu o primeiro milhão de quilómetros, o condutor reconheceu alguns truques para fazer com que as baterias do seu Model S durem o máximo possível.

Disse “normalmente mantenho as baterias do meu carro entre 20 e 80% de carga” e indicou que “por vezes carrego a bateria até 90% antes de viagens mais longas, mas quase nunca perto dos 100%”.
Por outro lado, Hansjörg também alertou para algumas circunstâncias de condução que são prejudiciais para os automóveis elétricos. O mais importante é evitar as “acelerações fortes e bruscas” que a potência destes veículos permite: “geram muito calor residual, o que promove a degeneração das células da bateria”.
Por último, Hansjörg afirmou que, na autoestrada, viaja normalmente “a 110 ou 120 km/h, o que é muito confortável para a bateria. Só acelero acima dos 130 km/h em ocasiões muito específicas”, acrescenta.

Ricardo Carvalho

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