A Stellantis apresentou a IBIS (Intelligent Battery Integrated System), uma bateria com inversor e carregador integrados que promete 15% mais potência, menor peso e carregamento mais rápido.
A principal inovação é a integração do inversor e do carregador dentro da própria bateria, o que simplifica a arquitetura, reduz custos e melhora a eficiência. Composta por 24 módulos (288 células), a IBIS entrega 65 kWh e gera tensão trifásica diretamente, sem necessidade de conversores externos.
Entre os benefícios estão: +15% de potência (172 kW em vez de 150 kW); redução de 40 kg no peso e ganho de 17 litros de espaço; carregamento 15% mais rápido (7h → 6h em carregadores de 7 kW); 10% de economia de energia; manutenção simplificada e possibilidade de trocar apenas módulos defeituosos, sem substituir toda a bateria.
A tecnologia ainda está em fase de testes em condições reais, mas pode chegar a veículos de produção até o fim da década. Além do setor automóvel, a Stellantis vê potencial de aplicação em áreas como transporte ferroviário, aeroespacial, marítimo e centros de dados.
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