Os alunos da Skoda Academy pegaram no modelo topo de gama da marca e transformaram-no numa pickup única, repleta de características personalizadas concebidas para satisfazer as necessidades dos ciclistas de corrida.
O destaque deste modelo único é a traseira redesenhada. A plataforma traseira é bastante compacta, mas a área de carga expande-se com o toque de um botão, com a ajuda de uma porta traseira deslizante. Isto permite o acesso rápido a duas bicicletas de corrida que estão montadas em dois suportes. Se necessário, um suporte extra no tejadilho pode acomodar uma terceira bicicleta.
Para criar espaço para o compartimento de carga, os estudantes cortaram a parte superior traseira da carroçaria, adicionaram uma nova janela traseira e ajustaram os pilares. Também criaram um mecanismo exclusivo para a porta traseira do lado do passageiro, que agora possui duas maçanetas e desliza para trás.
Leia também: Skoda Elroq RS já tem preço para Portugal
No exterior, o L&K 130 apresenta jantes de liga leve Supernova de 19 polegadas, uma grelha retroiluminada e logótipos Laurin & Klement, tudo envolto numa pintura arrojada em dourado, vermelho, preto e branco.
No interior, o tema continua com estofos a condizer e «130 anos» bordado nos bancos. Também não faltam soluções de arrumação inteligentes, incluindo uma rede no teto para itens mais pequenos e uma grande caixa térmica para manter as garrafas de água frescas durante corridas longas.
Dois ecrãs adicionais no painel de instrumentos e na parte de trás dos bancos fornecem dados da corrida em tempo real, enquanto um rádio garante que a equipa pode manter-se em contacto.
Sob o capô está o motor híbrido plug-in de série do Superb Combi iV. Um motor turbo de 1,5 litros e um único motor elétrico produzem uma potência combinada de 204 CV (150 kW). A bateria de 25,7 kWh permite uma autonomia em modo exclusivamente elétrico de mais de 100 km na versão padrão, embora o peso extra e a aerodinâmica menos eficiente da pickup exclusiva provavelmente reduzam um pouco esse número.