Yangwang, a marca premium da BYD, chega à Europa: SUV flutuante e supercarro acrobata são trunfos!
A revolução chinesa no setor automóvel atingiu novo patamar com a estreia europeia da Yangwang, divisão de ultraluxo da BYD. Apresentados no Salão Automóvel de Genebra 2024, os modelos U8 (SUV híbrido) e U9 (supercarro elétrico) surpreenderam pelo desenho agressivo e tecnologias disruptivas: um flutua em enchentes, o outro salta como um veículo de ficção científica. Apesar de ainda sem confirmação para Portugal, a presença no Velho Continente teve a luz verde de Stella Li, vice-presidente executiva da BYD,
U8: O “anfíbio urbano” que desafia enchentes
Com 3.5 toneladas e 5.3 metros de comprimento, este SUV esconde sob a carroçaria capacidades inéditas:
-
Flutuação de emergência: Sistema de selagem automática permite navegar por 30 minutos a 3 km/h em profundidades até 1.4m, usando a rotação das rodas para propulsão aquática. A marca alerta: é recurso para sobrevivência em inundações, não para passeios de fim de semana no rio.
-
Agilidade terrestre radical: Quatro motores elétricos (um por roda) geram 1.180 CV e permitem girar 360° sobre o próprio eixo – como um tanque militar – ou o estacionamento lateral (“movimento de caranguejo”).
-
Tecnologia de sobrevivência: Painel mostra profundidade da água em submersão, e um snorkel integrado garante ventilação. Pós-utilização aquática, requer vistoria técnica.
U9: O supercarro elétrico que dança e salta
Enquanto o U8 desafia águas, o seu “parente” superdesportivo redefine a física terrestre:
-
Acrobacias controladas: Sistema hidráulico DiSus-P permite saltos de 75 mm de altura e deslocamentos laterais para desviar de obstáculos, além de coreografias sincronizadas com luzes e som.
-
Desempenho brutal: Quatro motores elétricos entregam 1.306 CV, acelerando de 0-100 km/h em 2.36 segundos. Preço na China: €1.68 milhões (cerca de €236.000).
-
Foco em espetáculo: Vídeos do U9 saltando sobre carros compactos viralizaram nas redes sociais, posicionando-o como “o supercarro mais instagramável do mundo”. Para quem não gosta de passar despercebido…
Leia ainda: VW ID.3 só perdeu 13 km de autonomia em quatro anos