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Robotáxi da Tesla tem concorrência deste ID.Buzz autónomo

Enquanto a Tesla deve lançar uma primeira leva de robotáxis já em junho, a Volkswagen responde ao revelar o seu iD.Buzz AD.

Esta versão autónoma do furgão elétrico deve ser disponibilizada para frotas de veículos compartilhados a partir de 2026 nos Estados Unidos, mas também na Europa.

A MOIA, empresa pertencente à Volkswagen especializada em serviços de mobilidade, acaba de revelar o iD. Buzz AD. Com base no seu furgão elétrico, a Volkswagen e a sua subsidiária desenvolveram uma versão autónoma do iD. Buzz que, segundo eles, cumpre os principais requisitos da condução autónoma de nível 4 da norma SAE.

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O veículo poderá, nomeadamente, ser supervisionado à distância em determinadas situações extremas. Visualmente, as diferenças são relativamente poucas em relação ao modelo que requer um condutor a tempo inteiro.

No exterior, nada menos que 27 sensores, incluindo treze câmaras, nove lidars e cinco radares, estão posicionados em ambos os lados da carroçaria para avaliar e antecipar todas as formas de perigo graças ao software Mobileye, que funciona com inteligência artificial. Uma vez a bordo, ao contrário do futuro cybercab da Tesla, um posto de condução está sempre presente, embora o volante esteja coberto e o banco rebatido para liberar espaço para os passageiros.

ID.Buzz
Em caso de necessidade, é possível conduzir, quase como antigamente. Além disso, quatro passageiros e algumas bagagens podem ser transportados, enquanto o concorrente americano se limita a dois.

O iD. Buzz AD, tal como é apresentado, está pronto para ser utilizado em serviços de veículos partilhados. Graças à sua homologação nos Estados Unidos e na Europa, isso poderá acontecer já em 2026, nomeadamente em Hamburgo, na Alemanha.

A cidade é parceira da MOIA desde a sua criação em 2016, embora o objetivo a longo prazo destas futuras frotas de iD. Buzz AD seja sair das cidades: «Com o ecossistema AD e o ID. Buzz AD, estamos a criar uma oferta de mobilidade que permite aos operadores de frotas autónomas servir tanto as cidades, os arredores das grandes cidades como as zonas rurais”, segundo Sascha Meyer, CEO da MOIA.

Para competir com o robotáxi da Tesla, a subsidiária da Volkswagen não vende apenas o seu produto, mas oferece a “MOIA Turnkey Solution”.

A empresa fornece um pacote que inclui o carro autónomo já homologado com um software que também funciona com inteligência artificial para gerir a frota em tempo real, assistir os passageiros e gerir as reservas em aplicações dedicadas.

O pacote não se limita a isso, uma vez que a MOIA também se encarrega de ajudar as estruturas de partilha de automóveis na simulação de percursos, na implantação das frotas, bem como na gestão e monitorização remota das mesmas. O custo de um iD. Buzz AD não foi divulgado, assim como o do pacote. Nada de surpreendente, isso certamente será ajustado caso a caso para cada frota.

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