A Tesla começou esta segunda‑feira a disponibilizar o novo assistente virtual com inteligência artificial “Grok” nos seus modelos vendidos na Europa, marcando mais um passo na integração de soluções avançadas de IA no ecossistema da marca.
Desenvolvido pela xAI, empresa fundada por Elon Musk — também CEO da Tesla — o “Grok” foi concebido para responder a perguntas sobre uma vasta gama de temas, desde física, matemática e biologia até filosofia, história e outros tópicos gerais. A marca descreve o sistema como um assistente capaz de manter conversas naturais e fluidas, aproximando‑se da interação humana.
A chegada do” Grok” aos modelos da marca norte-americana vendidos na Europa está incluída na atualização gratuita de software 2026.2.6, que já começou a ser distribuída para os modelos elegíveis. Para utilizar o assistente, os proprietários dos Model S, Model 3, Model X e Model Y necessitam de uma subscrição de conetividade premium ou de uma ligação Wi‑Fi estável.
Segundo a Tesla, todas as conversas com o “Grok” são anónimas e não ficam associadas ao veículo, garantindo a privacidade dos utilizadores. Além de responder a perguntas gerais, o “Grok” pode executar comandos de navegação, como definir destinos, ajustar rotas ou sugerir pontos de interesse. O assistente também consegue consultar o manual do veículo e fornecer recomendações sobre utilização, manutenção e interpretação de alertas do painel de instrumentos.
A Tesla confirmou ainda que o “Grok” está disponível em vários idiomas e que foi otimizado para proporcionar uma experiência de conversação mais natural, reforçando a aposta da marca na integração de IA avançada nos seus veículos.
Leia também:
