Revistacarros

Tesla vai acabar com dois modelos para avançar com produção de robôs

Tesla Model X e Model S

Sem nada o prever, Elon Musk, homem forte da Tesla, anunciou que a marca norte-americana de veículos elétricos vai descontinuar o Model S e o Model X no segundo trimestre de 2026.

A decisão foi anunciada por Musk numa teleconferência com investidores na quarta-feira, onde explicou que o fim dos dois modelos visa libertar espaço na fábrica da Tesla em Fremont para a produção do robô humanoide Optimus.

“Chegou a hora de encerrar os programas Model S e X descontinuando os dois modelos de forma honrosa, porque estamos realmente caminhando para um futuro baseado na autonomia”, disse Musk. “Por isso, quem estiver interessado em comprar um Model S ou X, agora é a hora de fazer o pedido.”

Recorde-se que o Model S é o sedã de luxo da Tesla, lançado em 2012, enquanto o Model X, o SUV com portas asa de gaivota, chegou em 2015. As vendas dos dois modelos têm caído nos últimos tempos, apesar dos números precisos não podem ser determinados a partir dos relatórios da Tesla, já que desde o lançamento da Cybertruck, o Model S e o Model X foram agrupados com a pick-up categoria “Outros Modelos”.

No entanto, essa categoria vendeu em 2025 um total de 50.850 unidades, o que compara com 1,6 milhões de veículos Model 3 e Model Y. Além disso, recorde-se que Elon Musk já revelou que pretende transformar no futuro a Tesla numa empresa de veículos autónomos e de robôs humanoides.

Exit mobile version