Michael Leiters, ex-CEO da McLaren, foi nomeado como novo CEO da Porsche, cargo que vai ocupar a partir de 1 de janeiro de 2026, substituindo Oliver Blume.
Blume está à frente da Porsche há 10 anos, e nos últimos três, assumiu também o comando da VW, onde vai permanecer como CEO. As duas empresas passam por um período de reestruturação, o que, segundo investidores, necessita de uma dedicação exclusiva na gestão.
“Após dez anos de responsabilidade pela Porsche AG, decidi entregar essa minha função ao meu sucessor no final do ano, no interesse do Grupo VW. Tive a oportunidade de desenvolver uma grande empresa com uma equipa fantástica. Estou feliz que Michael Leiters, um profissional experiente no sector dos automóveis desportivos, assuma esta função. Ele e a nova equipa de administração têm toda a minha confiança. Desejo-lhes todo o sucesso”, disse Oliver Blume.
A tarefa que espera o novo CEO da Porsche não será fácil já que a empresa enfrente atualmente uma queda da procura na China, mercado mais importante da marca, bem como tarifas internacionais, nomeadamente nos EUA, bem como custos associados à transição para a mobilidade elétrica.
Além disso, Michael Leiters vai ter de lidar com a revisão estratégica dos objetivos da empresa, anunciada recentemente por Oliver Blume, que abandonou parte dos planos para eletrificação e voltando a dar prioridade aos modelos com motor a combustão.
Lei também: