fbpx




Estudo revela quais são as marcas de automóveis com maiores e menores custos de manutenção.

Quando procura automóvel para comprar, o preço é, naturalmente, um factor decisivo. Porém, os melhores negócios fazem-se olhando a todas as despesas inerentes, dos seguros à factura com o combustível, até ao custo das manutenções.

A Consumer Reports, associação norte-americana para o consumidor, semelhante à nossa DECO, analisou detalhadamente os custos de manutenção e reparação dos automóveis naquele mercado, incluindo várias marcas que não se comercializam no lado de cá do Atlântico, mas que serve de referência para uma série de modelos bem conhecidos dos portugueses. Até pela amostra bem significativa de milhões de automóveis examinados.

O trabalho comparativo contabiliza todos os custos de oficina em operações programadas e não programadas, para veículos com todos os tipos de motorização, elétrica ou a combustão, e com até 10 anos de antiguidade, sempre relativos aos 12 meses anteriores.

Contas feitas, a Consumer Reports referem que a Tesla é a marca com os custos de manutenção mais baixos para o cliente (média de 3.764 euros a 10 anos), enquanto Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche estão entre as mais caras de manter, com despesas sempre acima do 8.000 euros para o mesmo período de manutenção.

Conhecer os custos de propriedade típicos de cada marca pode ajudar o cliente a poupar dinheiro a longo prazo, evitando surpresas, diz a Consumer Reports.

Abaixo, o gráfico com os custos entre 1 a 5 anos, a azul escuro; 6 a 10 anos, a azul claro, e a branco os custos totais a 10 anos (em dólares):

 

Fonte: Consumer Reports

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade