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A Isuzu apresentou o seu primeiro veículo elétrico baseado na pick-up de tamanho médio D-Max, que mantém as capacidades de carga e reboque das versões turbodiesel.

Um protótipo de pré-produção do Isuzu D-Max BEV fará a sua primeira apresentação pública a 27 de março no Salão Internacional do Automóvel de Banguecoque, na Tailândia, antes do seu lançamento no mercado europeu, previsto para 2025. A Isuzu também apresentará outro protótipo do D-Max equipado com um motor diesel híbrido ligeiro, embora não seja claro se este chegará à produção.

A versão de emissões zero da pick-up recentemente renovada assenta no mesmo chassis com estrutura de travessas e longarinas, mas troca o turbodiesel por um “sistema de tração às quatro rodas a tempo inteiro com os recém-desenvolvidos e-Axles à frente e atrás”. A energia é fornecida por um conjunto de baterias de iões de lítio de 66,9 kWh.

O motor elétrico dianteiro produz 54 CV e 108 Nm, enquanto o motor elétrico traseiro contribui com 122 CV e 217 Nm. Assim, a potência combinada é de 177 CV e 325, o que significa que o VEB é mais potente do que o motor diesel de 1,9 litros.

A marca não revelou a autonomia desta pick-up, mas confirmou que corresponde à carga útil de 1.000 kg e à capacidade de reboque de 3.500 kg das versões diesel que se vendem. Quanto à velocidade máxima, será superior a 130 km/h, dando prioridade à autonomia.

Visualmente, o Isuzu D-Max BEV adopta uma secção dianteira redesenhada com uma grelha coberta para uma melhor aerodinâmica e detalhes em azul. O resto da carroçaria da cabina dupla é partilhada com a D-Max ICE, embora haja um novo conjunto de jantes de seis raios e emblemas “EV Concept” no perfil. Resta saber se a versão de produção será diferente deste protótipo.

Além da versão totalmente elétrica, a marca japonesa também apresentou o protótipo D-Max Hi-Lander MHEV. Este vem equipado com uma versão ligeiramente eletrificada do turbodiesel de 1,9 litros que passa a contar com um sistema de 48V.

Ricardo Carvalho

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