Revistacarros

Incentivos à compra de carros elétricos estão de regresso

Atlante carregamento

O Governo está a preparar uma nova fase de candidaturas para apoios à compra de veículos elétricos, que deverá ocorre até a março.

A informação foi adiantada à “Lusa” pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que confirmou ainda que o apoio terá uma dotação de 20 milhões de euros.

A nova fase de candidaturas a incentivos para a compra de veículos elétricos, surge depois de no final de 2025, o programa do lançado pelo Governo ter encerrado em poucas horas, devido à forte adesão.

Recorde-se que no último programa o Governo destinou dotação de 17,6 milhões de euros, e valor inclui os 9,6 milhões remanescentes de anteriores avisos de 2025 e o restante de verbas realocadas de outros programas, por não terem sido executadas.

No último programa de incentivos, o Fundo Ambiental paga 4.000 euros pela compra de um carro 100% elétrico novo ligeiro de passageiros, e pelo abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos. Além disso, o automóvel de zero emissões a comprar não podia ter um preço superior a mais de 38,5 mil euros, o de 55 mil euros para veículos com mais de cinco lugares.

No caso das bicicletas (de carga, com ou sem assistência elétrica, e elétricas e convencionais), o valor do apoio atribuído no último programa variou entre os 500 e os 1.500 euros, enquanto os motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos podem receber um incentivo até ao máximo de 1.500 euros.

Além disso foram também elegíveis para apoio os carregadores para baterias de veículos elétricos.

Exit mobile version